Domínio '.rs' não tem relação com o Comitê Gestor da Internet no Brasil

Por Redação | 18.10.2013 às 16:15
photo_camera Divulgação

Nesta semana, publicamos aqui no Canaltech a notícia de que o público gaúcho ganhará seu primeiro registro ".rs". A iniciativa está sendo desenvolvida pelos profissionais de TI Tiago Batista e Claudionor Ventura Oliveira, que disseram, em entrevista ao site Baguete, ter durado cerca de dois anos para que o projeto conseguisse as certificações necessárias no CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) e também no Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).

No entanto, o CGI e o Icann divulgaram uma nota de esclarecimento sobre o caso para confirmar que não têm nenhuma relação com a criação do novo registro. "Não há restrição às iniciativas de outras instituições no cadastro de quaisquer endereços eletrônicos, no Brasil ou no exterior, mas o CGI.br e o NIC.br esclarecem que tampouco possuem algum vínculo com essa ação".

Segundo as instituições, o registro de um nome de domínio ".rs" está vinculado às regras do serviço de registro da Sérvia (www.nic.rs), ou seja, não possuem relação direta com as leis estipuladas pelo registro brasileiro (registro.br).

Mesmo assim, o lançamento do registro ".rs" criado por Tiago e Claudionor deve entrar no ar em novembro com o apoio do Enart (Encontro de Arte e Tradição), o maior evento tradicionalista do RS, logo atrás da Semana Farroupilha. A ideia ainda conta com o apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho, que vinculou sua marca à proposta para colocar o assunto em pauta entre os gaúchos.