Domínio ".br" completa 25 anos

Por Redação | 22 de Abril de 2014 às 12h50

O Brasil tem mais de 3,4 milhões de domínios registrados no país. E é com essa expressiva marca que o Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) comemorou no último dia 18 os 25 anos do domínio ".br".

A história do domínio começou em 1989, quando Jon Postel – importante nome no desenvolvimento de normas para a rede – incluiu o Brasil em seu "mapeamento" global da Intenet. Postel fazia parte da IANA (Internet Assigned Numbers Authority, órgão responsável pelos endereços, protocolos e outros assuntos da web) e estabeleceu junto de comunidades acadêmicas brasileiras a primeira subdivisão ".br", em 1991, com os subdomínios "org.br", "gov.br", "net.br" e "mil.br".

Com a realização da ECO-92 no Rio, essas extensões se tornaram ainda mais populares devido a movimentação desses domínios em outras esferas da sociedade civil organizada engajadas em atividades relacionadas, principalmente, à preservação da natureza e sustentabilidade.

A fase comercial do ".br" se deu no começo de 1996, quando o Registro.br, órgão do CGI.br responsável pelo registro de nomes de domínio, contabilizou 851 domínios. Ao final daquele ano, o número chegou a 7.507 e atualmente ultrapassa as 3,4 milhões de nomenclaturas. O número é expressivo e coloca o Brasil na oitava colocação do ranking mundial domínios para códigos de país.

Atualmente, o Registro.br facilita a consulta e o registro de um novo domínio com o mapeamento dos diferentes categorias (como profissionais liberais, universidades, pessoas física e jurídica, entre outros) de subdomínios existentes e com dicas sobre provedores de acesso e hospedagem.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.