Dicas de como obter alto engajamento com um vídeo

Por Colaborador externo

Por Stefan Schimenes*

Depois das selfies, a publicação de vídeos é a febre do momento na internet. Tem de tudo, desde gracinhas de bichos de estimação e de bebês, pessoas ensinando alguma coisa, até vídeos de denúncias de maus tratos, principalmente contra animais e crianças, flagrantes de crimes e por aí vai. De acordo com um levantamento feito pelo Facebook, em 2014 seus usuários publicaram diretamente na plataforma 75% mais vídeos do que no ano anterior, um incrível aumento de 360% que prova que essa forma de comunicação caiu no gosto popular.

E as marcas já estão bem atentas a essa tendência, utilizando o recurso em peças publicitárias online, como uma solução mais interativa e atrativa. Segundo dados coletados pela ferramenta Video Metrix, da comScore, os gastos com vídeos online mais do que duplicaram nos últimos dois anos e esse número vai continuar a crescer. A pequisa aponta ainda que 36% dos vídeos vistos em celulares, tablets ou televisões têm propagandas.

Os vídeos podem ajudar a obter um maior engajamento do público-alvo, mas alguns cuidados podem potencializar este formato:

1. Tamanho do vídeo

Vídeos curtos não resultam, necessariamente, numa performance superior aos longos - isso depende de como a peça é feita, lembrando que ela não pode ser cansativa.

2. Interação com o usuário

Quanto mais interativo, melhor! Um exemplo são aqueles vídeos onde o usuário pode "brincar" no banner e passar para algum outro trecho dele ou mudar para outro, disponível no mesmo espaço.

3. Auto-play

O auto-play não é visto como algo ruim, como muitos pensam. São vídeos que passam automaticamente ao abrir a tela e a taxa de rejeição é baixíssima - em média, até 90% dos usuários continuam a assistir ao vídeo depois do início dele.

4. Target da campanha

Acertar o target da campanha é fundamental. Um vídeo bom não é nada se não for exibido para o público correto e, caso seja apresentado fora do target, a taxa de rejeição sobe consideravelmente para 60%.

5. Os primeiros segundos

Os três primeiros segundos de um vídeo são essenciais para a campanha. Nesse período, a peça deve prender o usuário, interagir com ele da forma certa e fazer com que assista até o final da exibição.

6. Vídeos com músicas

Vídeos que possuem uma música ao fundo têm, em média, uma taxa de aceitação 25% maior. Lembrando que a música deve ser pensada estrategicamente na campanha, que tenha a ver com a marca, que incentive a interação com o público-alvo, por exemplo.

O fato é que existe sempre um conjunto de ações estratégicas por trás de um banner de publicidade online e, apesar do vídeo ser uma tendência, seguindo alguns passos básicos, a possibilidade de um vídeo ter maior visualização aumenta exponencialmente. Mas lembre-se também que é preciso ser criativo!

* Stefan Schimenes, 28, é empreendedor serial. Foi o responsável pela expansão do Airbnb na América Latina e, atualmente, está à frente da Cazamba, empresa de customização de publicidade online.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.