Descubra quanto vale a sua conta no Gmail para um hacker

Por Redação | 29 de Junho de 2013 às 14h33

O valor dos seus dados pessoais é algo que realmente incita os cibercriminosos a criar malwares e diversos outros tipos de ataques maliciosos na web. Para te ajudar a descobrir o quanto sua conta no Gmail vale para um golpista, uma nova ferramenta chamada 'Cloudsweeper' foi criada.

O Cloudsweeper foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago, como uma forma de coletar dados para um estudo sobre como as pessoas reutilizam suas senhas e se isso é uma preocupação para elas. Ao executar a ferramenta, o Cloudsweeper pergunta se você deseja que seus dados estatísticos (e anônimos) sejam incluídos no estudo. De qualquer forma, você também pode utilizar o recurso sem precisar participar do processo científico.

A ferramenta utiliza o protocolo OAuth para acessar sua conta do Gmail e então começa a estudar minuciosamente suas mensagens. Quando você executa o link de auditoria de roubo de conta do Cloudsweeper, ele procura as mensagens que incluem dados relacionados a senhas, como redefinições de senha ou alguma confirmação de cadastro com a senha descrita no corpo do e-mail, por exemplo.

Então, o sistema começa a calcular o valor de cada informação encontrada no seu e-mail. Ele utiliza como base os valores encontrados em fóruns onde as pessoas compram e vendem informações pessoais roubadas. No final da varredura, você tem uma lista detalhada de quanto vale cada uma das informações encontradas. Por exemplo, detalhes de um ID da Apple valem cerca de US$ 8 enquanto o da Amazon está avaliado em US$ 15.

Depois que você digerir a informação, o Cloudsweeper lhe oferece a oportunidade de criptografar as senhas que encontrou em seu e-mail. Isso com certeza pode evitar alguns problemas. Se você optar por criptografar as mensagens, pode utilizar o próprio Cloudsweeper para decifrá-las mais tarde.

Cloudsweeper

Imagem: Reprodução / Geek.com

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.