Decolar.com é punida por propaganda enganosa

Por Redação | 13 de Agosto de 2013 às 15h13

O Sindicato de Empresas de Turismo do Estado de São Paulo (Sindetur-SP) anunciou a suspensão temporária do site Decolar.com do seu quadro de associados por propaganda enganosa.

Segundo o órgão, o site Decolar.com não informa com clareza em seus anúncios o preço verdadeiro dos produtos que comercializa. "A entidade já havia advertido a empresa por não informar dados essenciais ao consumidor em sua publicidade", afirmou em nota oficial enviada ao UOL Economia Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP.

O órgão também afirma que a prática impede os consumidores de comparar preços similares para localidades diferentes, e também compromete a livre concorrência. O Sindetur-SP informou que a empresa tem 15 dias para se justificar e 180 dias para mudar sua prática. Caso não ocorram mudanças ou elas não sejam consideradas suficientes, a entidade poderá suspender definitivamente a companhia de seu quadro de afiliados.

A Decolar.com, por sua vez, afirmou por meio de comunicado que seu modelo de negócio está "de acordo com o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor". "Ao contrário do que informa o Sindetur, a empresa apresenta de maneira clara o preço a ser pago por uma passagem, hospedagem ou qualquer outro serviço", disse. "No momento do fechamento da compra de qualquer bilhete/hotel, o consumidor sabe de modo discriminado o que está sendo cobrado. No site, o consumidor tem a oportunidade de, antes de fechar o negócio, visualizar os valores cobrados por companhias aéreas e hotéis disponíveis para o destino escolhido".

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.