De novo: hackers divulgam supostas fotos de celebridades nuas

Por Redação | 22 de Setembro de 2014 às 15h12
photo_camera Divulgação

Poucos dias após ter divulgado supostas fotos íntimas de centenas de celebridades, é provável que um mesmo hacker tenha publicado no último sábado (20) várias outras imagens que novamente mostram famosas nuas ou semi-nuas, incluindo Kim Kardashian, Avril Lavigne, Vanessa Hudgens e Jennifer Lawrence. Este é o segundo caso em menos de um mês que fotografias pessoais de cantoras, atrizes e outras personalidades são divulgadas na internet.

De acordo com os sites BGR e Huffington Post, a nova leva de "vazamentos" trouxe fotos íntimas de atrizes como Aubrey Plaza, Mary-Kate Olsen, Kaley Cuoco, Gabrielle Union e Hayden Panettiere, além da esportista Hope Solo e das já citadas Avril Lavigne e Jennifer Lawrence. O hacker responsável pela divulgação das fotos afirma que possui uma lista com mais 101 nomes de pessoas que aparecem nuas ou com pouca roupa tanto em fotos quanto vídeos, mas não revelou outros detalhes.

Mais uma vez, todo o conteúdo foi postado no Reddit e no 4Chan. As imagens foram removidas em ambos os portais minutos depois de terem sido divulgadas.

Investigação e possível falha no iCloud

Quanto a este vazamento mais recente, ainda não há informações de que autoridades irão averiguar a situação, mas o FBI já está investigando o primeiro caso, do final de agosto. Na época, o órgão disse que "está ciente das alegações envolvendo invasão no computador e a divulgação ilegal de material envolvendo indivíduos importantes".

Ainda não está claro como o hacker conseguiu as supostas fotos. O que se especula é que o usuário teria explorado uma brecha de segurança no iCloud, que permitiu que os arquivos dos telefones das famosas fossem invadidos e, consequentemente, roubados e espalhados na web. Dois dias depois das fotos serem publicadas, a Apple emitiu um comunicado dizendo que os ataques às celebridades aconteceram de forma direcionada, e que, portanto, não há nenhuma falha em seu serviço de armazenamento na nuvem.

Nomes

No dia 31 de agosto, um hacker publicou na internet supostas fotos em que várias celebridades aparecem nuas. Entre as vítimas está a vencedora do Oscar, Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes, X-Men: Primeira Classe, O Lado Bom da Vida), Kirsten Dunst (Homem-Aranha, Maria Antonieta), a modelo internacional Kate Upton e as cantoras Rihanna, Avril Lavigne, Selena Gomez e Ariana Grande.

A lista tem ainda os nomes de outras famosas que surgiram neste segundo vazamento, entre elas Vanessa Hudgens, Kim Kardashian, Mary-Kate Olsen, Hayden Pannettiere, Hope Solo, Kaley Cuoco e Gabrielle Union. Há também os nomes de Cara Delevigne, Lea Michele, Scarlet Johansson, Hillary Duff, Wynona Ryder, Lizzy Caplan, Aly e AJ Michalka, Aubrey Plaza, Abby Elliott, Amber Heard, Brie Larson, Candice Swanepoel, Emily Ratjakowski, Farrah Abraham, Jenny McCarthy, Kate Bosworth, Keke Palmer, Krysten Ritter, Alison Brie, entre outras.

Algumas já comentaram o caso e até confirmaram a veracidade das fotos (como Mary Winstead), mas outras negaram (Victoria Justice e Ariana Grande). Os representantes de Jennifer Lawrence disseram que vão processar os responsáveis pela divulgação de suas fotos íntimas, assim como os portais que veicularam os arquivos da atriz nos EUA, como o TMZ, o BuzzFeed e o site da revista Variety.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.