De acordo com pesquisa, 40% das residências no Brasil possuem acesso à Internet

Por Redação | 20 de Junho de 2013 às 14h01

A pesquisa TIC Domicílios apontou que 40% das residências brasileiras possuem acesso à Internet, porém, a discrepância entre a quantidade de domicílios conectados nas áreas urbana (44%) e rural (10%) ainda é enorme.

A expansão de acesso à Internet nos domicílios do Nordeste também apresentou númros significantes, já que o aumento da proporção na região atingiu 27%, em comparação a 21% referente ao ano anterior. A região Sudeste permanece com a proporção mais alta de acessos (48%), seguida pela região Sul (47%), Centro-Oeste (39%), Nordeste (27%) e Norte (21%);

Em todo o país, entre os domicílios que têm computador, a metade deles possui um computador portátil: a proporção cresceu de 41% para 50%, alcançando este patamar pela primeira vez. Outro número crescente é o de usuários que possuem celular com acesso à Internet, 24% em 2012, perante 18% em 2011.

O acesso à web no Brasil tem sido realizado principalmente no próprio domicílio dos usuários, com 74% dos pesquisados acessando a Internet de casa. Já o acesso em lanhouses caiu 8% e chegou a 19% em 2012. Porém, entre as classes D e E, esse continua sendo o local de acesso mais citado na pesquisa.

Domicílios com computador no Brasil

Outro aspecto importante da pesquisa aponta que a frequência diária de uso da Internet está crescendo significativamente. Em 2008 era de 53% e em 2012 saltou para 69%. "A frequência de uso diária e a velocidade da conexão vêm crescendo de forma significativa entre os usuários de Internet no Brasil. Isso implica em oportunidades para o uso de novas aplicações", avaliou Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), por meio de comunicado à imprensa.

O CETIC.br é um órgão ligado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e foi o responsável pela divulgação dos resultados da oitava edição da pesquisa TIC Domicílios 2012. O estudo foi realizado em mais de 17 mil domicílios em todo o país.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.