Criador do Silk Road é indiciado pela justiça americana

Por Redação | 05 de Fevereiro de 2014 às 14h00

Preso em outubro de 2013, o fundador do Silk Road, um dos maiores mercados online de drogas, está sendo indiciado pela justiça dos Estados Unidos. São quatro as acusações que pesam contra Ross Ulbricht, conhecido como Dread Pirate Roberts: tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e invasão de sistemas. A pena mínima é de 30 anos de prisão.

A principal das acusações afirma que Ulbricht comandava uma rede criminosa, agindo como líder. A acusação é semelhante à aplicada contra mandantes de cartéis ou chefões da máfia e, sozinha, pode resultar em 20 anos de reclusão, mas a união de todo o processo pode resultar até mesmo em prisão perpétua para Dread Pirate Rogers.

De acordo com a justiça norte-americana, cerca de 100 mil pessoas utilizavam o Silk Road para comprar ou vender drogas. Lá, cerca de 13 mil substâncias estariam listadas, desde maconha ou cocaína até remédios controlados ou outros químicos. O site é citado como uma das redes de tráfico mais sofisticadas a serem derrubadas pelas autoridades, com centenas de quilos de elementos ilegais sendo negociados todos os dias.

Ao todo, mais de US$ 1 bilhão teria sido obtido a partir da venda de drogas por meio do Silk Road, com a maioria desse valor sendo operado em Bitcoins. No final de janeiro, o CEO de um dos maiores câmbios do dinheiro virtual, o BitInstant, também foi preso por lavagem de dinheiro em conexão ao mercado de drogas. O exchange seria utilizado como principal meio para troca de dólares pela moeda criptografada, com destino final à compra de entorpecentes.

Outros associados a Ulbricht também já estão presos e são acusados de crimes semelhantes. O fechamento do Silk Road, porém, não significou o fim do tráfico de drogas online. Poucos dias após a prisão de Dread Pirate Rogers, uma nova “versão” do mercado online já estava funcionando na Deep Web e vem sendo investigada pelas autoridades.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.