Coreia do Sul consegue alcançar velocidade de conexão de 10 Gbps

Por Redação | 20 de Outubro de 2014 às 15h26

A Coreia do Sul já é conhecida internacionalmente pela sua qualidade de infraestrutura em banda larga e no acesso à Internet. Porém, o país quer chegar ainda mais longe do que qualquer um já chegou em termos de conexão. Nesta segunda-feira (20), será testada em uma conferência em Busan a surpreendente velocidade de 10 Gbps (gigabits por minuto) de velocidade de transferência de Internet.

A SK Broadband anunciou na semana passada que iria introduzir o serviço de banda larga de 10 Gbps na ITU Plenipotentiary Conference (PP-14) a partir desta segunda-feira. Para se ter uma ideia de quão rápida ela é, essa conexão é capaz de transferir 1 GB de dados em 0,8 segundos, o que significa cerca de duas piscadas de olhos.

A empresa montou um estande na conferência para dar aos participantes uma oportunidade de experimentar o que a conexão de 10 Gbps pode fazer. O estande também permite que os visitantes possam comparar os 10 Gbps com velocidades mais lentas, como 100 Mbps (megabits por segundo) ou 1 Gbps, segundo explica a Business Korea.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Estande da SK Broadband

O fato de velocidades de 10 Gbps serem exibidas em uma conferência não significa que elas ganharão as residências e escritórios em breve. Mas, a experiência fornecida pela SK Broadband é impressionante. No início deste ano, o CFO do Google, Patrick Pichette, falou que a gigante de tecnologia planejava alcançar taxas de transferência de dados de 10 Gbps, o que seria 10 vezes maior do que a taxa de 1 Gbps do Google Fiber, serviço de banda larga por fibra óptica do Google.

Segundo o relatório The State of the Internet, a Coreia do Sul possui uma velocidade média de conexão de Internet de 24,6 Mbps, ficando à frente de Hong Kong, que possui velocidade média de 15,7 Mbps. Os Estados Unidos possuem uma velocidade média de conexão de 11,4 Mbps.

A velocidade de 10 Gbps de conexão de banda larga da Sk Broadband seria 407 vezes mais rápida do que a média já existente de velocidade do país.

A Bell Labs anunciou em julho deste ano que havia conseguido alcançar a velocidade de transferência de 10 Gbps utilizando linhas telefônicas de cobre tradicional.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.