Consumo de dados em dispositivos móveis aumenta 80% em relação ao ano anterior

Por Redação | 31 de Janeiro de 2014 às 12h10

Muitos de nós, no passado, estávamos acostumados a acessar a internet através de dispositivos móveis pelas conhecidas redes 2G e EDGE. No entanto, elas não foram suficientes para garantir um bom mercado consumidor neste meio. Com a chegada da rede 3G, da 4G e a melhora das redes de comunicação, temos visto este mundo dos dados móveis crescer cada dia mais, e os smartphones deixando de ser utilizados apenas para ligações telefônicas.

Estudos realizados pela Akamai, uma empresa de internet americana que faz serviços de armazenamento e tem a função de monitorar o tráfego global de dados, o acesso à internet através de dispositivos móveis em 2013 cresceu 80% em relação ao ano anterior. Isso ocorre justamente pelo fato do serviço ter melhorado muito nos últimos anos, garantindo uma taxa de conexão razoavelmente eficaz, mesmo que considerada bastante lenta em relação à banda larga tradicional para utilização em desktops, notebooks e afins.

Akamai

Para compor a pesquisa e resultados finais, a Akamai utilizou dados baseados em relatórios emitidos pela Ericsson. A empresa tem presença em mais de 180 países e em mais de 1000 redes e tornou-se uma das maiores do segmento mobile.

Claramente, este aumento se dá também pelo fato de novas pessoas estarem sendo incluídas digitalmente a cada dia e utilizarem redes sociais com mais frequência do que no passado. Antes da explosão de crescimento das redes sociais, os acessos se concentravam basicamente em sites de bancos, notícias, áudio e vídeo.

Dos dados coletados e analisados, não foi uma surpresa para a Akamai descobrir que a Coreia do Sul estava liderando o caminho dos acessos com maior média de Mbps.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!