Conheça o GraspMe, app que promete avaliar amigos de maneira discreta

Por Stephanie Hering | 13 de Dezembro de 2013 às 18h15

Na última quarta-feira (11), foi lançado o "GraspMe", aplicativo que permite que usuários do Facebook avaliem seus amigos. Porém, ao contrário do que parece, o app não é mais uma versão de Lulu, Tubby ou Clube do Bolinha.

Segundo Thiago Alvarez, criador do aplicativo, a ideia surgiu há muito tempo e o programa começou a ser desenvolvido em outubro, o que fez com que tudo isso se transformasse em uma "coincidência infeliz". Além disso, Thiago explica que o objetivo do GraspMe não é julgar ninguém, mas dar um feedback de âmbito pessoal.

"Somos avaliados constantemente no âmbito profissional, porém, nunca lembramos do pessoal. Um dia, conversando com minha esposa, pensei então: 'por que não dar um feedback assim?'. É uma forma de fazer a pessoa tentar se tornar alguém melhor e também conhecer seus pontos fortes", contou ao Canaltech.

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

O próprio nome do app explica essa vontade de tentar dar "toques" a uma pessoa. Em inglês, "grasp" significa "compreender". Sendo assim, o GraspMe seria uma forma de compreender as críticas construtivas dos outros.

Usando o GraspMe

Para dar o feedback a alguém ou receber um, o usuário deve conectar sua conta com o Facebook e, primeiro, escolher os amigos que ele deseja que o avaliem. Em seguida, é possível fazer a resenha destes amigos.

GraspMe

De maneira geral, o app é bem fácil de manusear e possui um design "engraçadinho". Ao começar, o GraspMe pergunta sua relação com a pessoa. Depois, faz cinco perguntas que devem respondidas com notas de 1 a 100. Algumas das questões são "o quanto fulano é legal", "que nota você daria para a aparência de fulano" ou ainda, "o quanto você gostaria de estar mais próximo de fulano".

GraspMe

Ao final, ainda é possível responder a uma pergunta aberta, na qual o usuário pode fazer comentários sobre o amigo.

GraspMe

GraspMe
GraspMe
GraspMe
GraspMe

Outra diferença do GraspMe é que os resultados são privados, isto é, somente o avaliado e a pessoa que o avaliou podem ver o feedback. Contudo, a resenha ainda permanece anônima. "Não queremos expor ninguém e vamos na contramão do Lulu e semelhantes. Queremos que a pessoa mais interessada no aplicativo seja a pessoa que vai receber o feedback, e não os outros", afirma Alvarez, que é ex-consultor da McKinsey & Company.

Mesmo com uma proposta diferente, o GraspMe ressuscita mais uma vez uma antiga discussão: a que ponto chegamos, em que não conseguimos mais dizer o que pensamos dos outros pessoalmente? Vale a reflexão.

O app ainda não está disponível para português, porém, uma versão brasileira deve ser lançada no início de 2014.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.