Conheça as novas ferramentas de exploração do Google Earth

Por Redação

O Google Earth esconde muito mais funções do que apenas mostrar fotos de satélites ou mapas em 3D das cidades. O software de exploração mundial do Google permite que você vá até a Lua e veja os locais de pouso das missões Apollo, conheça Marte, estude as constelações, simule um voo, entre outras funções. Veja a nossa galeria de ferramentas do Google Earth.

Explore a Lua

Caso deseje fazer uma viagem à Lua, basta selecioná-la no menu Explorar, na barra Visualizar. Ao “chegar” na Lua, você pode explorar as crateras lunares e conhecer os locais de pouso das missões Apollo.

Lua Google Earth

Ao clicar em algum ícone de astronauta, aparecerá um menu com um texto explicando a missão, além de fotos, vídeos e modelos em 3D dos veículos espaciais usados. Se você der um zoom no local, poderá, inclusive, ver imagens das pegadas deixadas pelos astronautas.

Faça uma viagem a Marte

No mesmo menu em que se encontra a Lua, você também irá encontrar Marte. Basta clicar nele para visitá-lo.

“Chegando” em Marte, você pode ver as imagens, disponibilizadas pela NASA, feitas pelos Rovers e outras missões ao Planeta Vermelho, bem como modelos em 3D da Curiosity, da Opportunity e da Spirit. Veja ainda suas trilhas e panoramas em 360º da superfície.

Google Earth Marte

Além das imagens, você também pode participar de uma “visita guiada” pelo planeta. O Google Earth também pode ser usado para encontrar paisagens famosas de Marte, como, por exemplo, o Monte Olimpo.

Torne-se um astrônomo amador

Junto à Lua e Marte, o software permite que você explore o céu e veja as constelações, galáxias, nebulosas, aglomerados e outros astros grandes do Universo.

Para isso, basta ir em Visualizar > Explorar > Céu. O programa irá mostrar o Céu da sua localização.

Google Earth Constelações

Para ver as demarcações das constelações basta desmarcar a opção “Imagens” do menu de camadas.

Veja árvores em 3D

No novo Google Earth, além dos prédios das maiores cidades mundiais, as árvores dos maiores parques urbanos e de lugares remotos também aparecem em 3D.

Ibirapuera 3D Google Earth

Clicando nela, aparece um menu em pop-up mostrando qual árvore é, como por exemplo, os eucaliptos do Parque do Ibirapuera.

Construa a sua própria casa em 3D

Com a camada de “Construções em 3D” ativada, você pode ver modelos em 3D dos prédios, monumentos, fontes, pontes, torres, museus e outros locais famosos do mundo, incluindo estádios, castelos e palácios.

Morumbi Google Earth

Além disso, você pode construir um modelo em 3D da sua própria casa e enviar para o Google Warehouse, onde ele será avaliado pelo próprio Google e, se aprovado, aparecer no Google Earth.

Explore os Oceanos

Na camada Oceano, você pode “navegar” pelos oceanos da Terra e encontrar vulcões submersos, vales profundos e inclusive um modelo em 3D do Titanic.

Titanic Google Earth

A representação do oceano é tão bem feita que pesquisadores utilizaram o Google Earth para estudar sobre falhas de terremotos e locais submersos.

Além disso, você também pode encontrar os melhores locais para mergulho e prática do surfe

Voe como um pássaro

O Google Earth tem um simulador de voo que permite que você use uma aeronave simulada usando o mouse ou um controle. Para entrar em modo de voo, basta pressionar Ctrl+Alt+A, ou clicar em “Entrar no Simulador de Voo”, no menu Ferramentas.

Ao fazer isso, ele irá mostrar um menu com duas opções de aeronaves. Basta selecionar uma delas, escolher um aeroporto e pronto – você já pode começar a voar pelo Google Earth.

Simulador Voo Google Earth

Medir Distâncias

Uma nova ferramenta do Google Earth é a régua. Com ela, você pode traçar e medir as distâncias entre dois pontos do planeta Terra, ou medir, por exemplo, a pista do Jóquei Clube de São Paulo.

Joquei Google Earth

Se você atualizar o programa para a versão Pro ainda pode calcular a área, o perímetro e as alturas dos modelos em 3D.

Liquid Galaxy

Os engenheiros do Google criaram o Liquid Galaxy, em que você pode alinhar vários monitores em um círculo para criar uma simulação melhor de panorama.

Liquid Galaxy

Ele pode ser visto nos escritórios do Google ao redor do mundo, mas a própria empresa disponibilizou um guia para você recriá-lo em sua casa.