Como tornar seu blog seguro

Por Colaborador externo

por Anderson Cruz*

O blog, hoje, está muito presente na realidade da Internet brasileira. Muitas pessoas tiram seu sustento ou parte dele, com essa “arte”. Os conteúdos são os mais diversos: futebol, moda, casa, bebê, Internet e tantos outros assuntos. Isso abre caminho para que novos blogueiros se interessem em compartilhar mensagens. Os canais de vídeo têm se mostrado presentes, mas blogs têm espaço considerável na rede.

Embora existam blogs com grande divulgação, layout bem trabalhado e muitos seguidores, blogueiros esquecem que, assim como sites comuns, estão sujeitos às ações de pessoas de má fé. Podem sofrer invasão, receber mensagens e comentários indevidos e, até derrubar o blog, prejudicando todo o trabalho desenvolvido, bem como a audiência conquistada.

Uma rápida busca pela Internet fará você perceber que são inúmeros conteúdos que explicam como montar um blog, como ter conteúdo e seguidores. Mas, pouquíssimas informações sobre segurança. Por isso, vamos aqui falar sobre esse quesito tão importante.

Senhas precisam ser fortes

Qual a senha que você utiliza para acessar sua conta? Lembrou? Ela é difícil? Data de aniversário, frases famosas, números sequenciais não são a melhor saída para a criação de uma senha.

Hoje, existem ferramentas na Internet capazes de identificar e descobrir senhas. Quanto mais simples ela for, mais rápido será identificada e, como consequência, seu blog poderá ser acessado indevidamente.

Caso mais de uma pessoa utilize o blog, crie critérios para as senhas - fundamental para garantir a segurança dele. Nesse caso, também, é necessário definir os privilégios de cada usuário.

Atualização da plataforma é sempre importante

Os desenvolvedores costumam fazer atualizações para aperfeiçoar a segurança dos blogs. Não arrisque e fique atento a todas disponíveis. Isso evita que surjam brechas que possam ser exploradas por terceiros. Essa dica vale também para plugins.

Quando for instalar o WordPress, também é preciso cuidado. Procure fazer o download direto da página oficial, isso diminui as chances inclusive de ser vítima de algum ataque.

Cuidado com plugins

Os plugins podem ser úteis, afinal eles simplificam algumas ações que, feitas manualmente seriam complicadas ou até impossíveis de se fazer. Mas saiba a origem destes plugins. Analise o desenvolvedor. Veja o histórico dessas empresas, se alguma coisa não estiver legal, fuja dos plugins.

Instale um Certificado Digital SSL

O certificado digital SSL é uma ferramenta que criptografa informações inseridas no blog. Isso diminui as chances de invasão desses dados. O SSL pode ser inserido no campo onde você efetua o login na administração do blog.

O SSL também pode ser utilizado para proteger dados de usuários que inserem endereço de e-mail ou outras informações dentro do blog.

Scan Anti-Malware

A ferramenta Anti-malware existe para que você identifique os códigos maliciosos ou malwares que infectam seus usuários. A análise é feita com um Scan anti-malware em média, a cada 4 horas, diminuindo as chances de seu site ser fonte de distribuição de malwares, o que faria o blog ser punido por buscadores e navegadores.

*Anderson Cruz é webwriter e produtor de conteúdo. Com know-how em diferentes funções dentro da área de comunicação, hoje faz parte da Célula Digital do Site Blindado.