Como ter mais Likes e Shares no Facebook

Por Ultra Downloads

Uma pesquisa super interessante e importante para quem quer fazer barulho no Facebook foi publicada no Holy Kaw!, em uma análise de mais de 1,3 milhão de posts publicados nas páginas mais famosas da rede social. Quais as características comuns entre os posts que fazem mais sucesso? Por que uma página ganha tantos fãs e outras não? Tudo foi medido em número de curtidas, compartilhamentos e comentários. Veja só:

Tipo do post

Os melhores tipos de posts para fazer a galera comentar, compartilhar e curtir são aqueles acompanhados de fotos. Veja como o pessoal se comporta quando você lança uma foto bacana em sua fanpage:

1
2
3

Tamanho do post

Posts muito curtos tendem a ser mais curtidos, enquanto posts mais longos tendem a ser mais compartilhados:

4
5

Referência: você

Curiosamente, os posts com mais palavras que o identifiquem, como "eu" ou "meu", tendem a ganhar mais curtidas no Facebook:

6

Sentimentalismo

Se você for neutro demais, isto é, postar frases nem negativistas, nem positivistas, seus posts tenderão a fazer menos sucesso. Os posts negativos costumam bombar de comentários (polêmica!), saindo à frente dos com mensagens positivistas. Veja nos infográficos:

7
8

Hora do dia

Conteúdo postado mais tarde ganha mais curtidas e compartilhamentos. O pico de opções "curtir" gira em torno das 20h, enquanto o de compartilhamentos bomba no horário das 18h.

9
10

Dia da semana

Posts publicados aos sábados e domingos ganham mais "curtir" que aqueles postados no meio da semana. Confira:

11