Como se manter atualizado usando ferramentas da internet

Por Ultra Downloads

Gosta de ficar por dentro das novidades da internet e perde muito tempo navegando por diferentes sites em busca de informações? O Canaltech preparou um tutorial para você começar a utilizar duas ferramentas poderosíssimas disponíveis na web. Confira:

RSS (Really Simple Syndication)

RSS logo

Que tal ter uma central de notícias organizada por assunto, e com o conteúdo todo escolhido por você? É isso que o RSS faz, poupando seu tempo de ter que caçar notícias em vários sites e fazendo com que os próprios sites te forneçam as informações. Seu funcionamento é bastante simples, composto de duas partes:

  • Os feeds de atualizações, que estão disponíveis em quase todos os sites que produzem. Para assinar o conteúdo basta procurar por um indicador, como
    Feed small
    , ou
    RSS small
    , ou mesmo
    XML small
    , que é voltado mais para um conteúdo mais técnico. No caso do site do Canaltech, por exemplo, você encontra o link de novidades em uma barra à esquerda, que acompanha a barra de rolagem do site.
RSS do Ultra Downloads
  • O agregador de feeds, que pode ser tanto uma versão online, como o Google Reader, uma extensão de navegadores, como o Feedly para o Firefox e o RSS Feed Reader para o Google Chrome, ou mesmo um programa instalado no próprio Windows, como o Mishra Reader, que além de contar uma interface baseada no Metro do Windows 8, se integra com a sua conta do Google para manter os seus feeds sempre atualizados.
Ultra Downloads no Mishra Reader RSS

Uma das grandes vantagens de se utilizar o RSS é que ele fornece o título e uma introdução do texto antes de você decidir se o assunto é interessante ou não. Caso seja, basta apenas clicar no link da página para visualizar a matéria completa.

Alguns programas, como o RSSOwl, incluem um navegador embutido, tornando desnecessário o uso de um navegador web à parte para visualizar a matéria completa.

Twitter

Muita gente fala que o Twitter é uma perda de tempo, mas muitos usuários (e mesmo empresas) tem tirado proveito do serviço de microblogging como fonte de informações. Os 140 caracteres são espaço suficiente para se dar uma prévia do assunto e o link da matéria completa.

Twitter logo
Tweet UD

O passarinho azul possui um recurso muito interessante chamado "listas". Nelas é possível separar por tema ou assunto e visualizar apenas as atualizações que você deseja no momento. È possível criar listagens como "Amigos", "Colegas de Trabalho", "Notícias" e qualquer outra que desejar separar o tema, e depois ler individualmente cada uma.

Listas do Twitter

Alguns programas, como o TweetDeck, que hoje pertence ao Twitter, conseguem ler essas listas e exibir colunas separadas de cada uma delas.

Tweetdeck

E você, leitor? Utiliza ou pretende utilizar alguma dessas ferramentas? Prefere uma versão online ou um programa instalado no computador? Comente!