Como migrar seu site em Joomla para Wordpress

Por Renato Pinheiro

É bastante comum que, por diversos motivos, alguns desenvolvedores ou gestores de sites decidam mudar seu CMS atual para o Wordpress. Isso pode estar relacionado a uma série de fatores, entre eles a grande facilidade de uso que o Wordpress oferece, além de ter à disposição uma série de plugins e templates bem eficientes que são disponibilizados muitas vezes de forma gratuita pelas comunidades de desenvolvedores.

Outro ponto importante observado é o fato do Wordpress trabalhar com HTML e PHP integrados a um banco de dados MySQL. Portanto, integrar diversas funcionalidades manualmente pode ser uma tarefa extremamente simples.

Migrando o conteúdo do Joomla para o Wordpress

O primeiro passo é instalar uma nova versão do Wordpress em um diretório e banco de dados diferentes da atual instalação do Joomla. Após concluído todo o processo, você deverá acessar a página de instalação de plugins e procurar pelo FG Joomla. Para você que já importou conteúdo de outro site Wordpress usando o Wordpress Importer, o procedimento se torna mais simples, já que ambos trabalham de forma semelhante.

Depois de instalar e ativar o plugin, vá até o menu na opção Ferramentas > Importação. Lá estarão listadas todas as ferramentas de importação disponíveis para o Wordpress. Escolha "Joomla (FG)".

FG Joomla

Importação de imagens e demais arquivos de mídia

Apesar de disponível apenas em inglês, note que as opções do plugin são autoexplicativas, fazendo com que você consiga concluir o processo intuitivamente. O plugin possibilita o teste de conexão com o banco de dados, portanto utilize essa opção para garantir que todas as informações inseridas estejam corretas.

Conforme imagem abaixo, na próxima tela você poderá definir uma série de detalhes a respeito de seus dados nativos do outro site. O plugin também simplifica a migração de imagens e todos os arquivos de mídia, para isso basta marcar a opção “Force media import” como vemos a seguir:

FG Joomla

Atenção! Para evitar que o plugin tenha problemas ao migrar seus arquivos, certifique-se de que o seu servidor possui o atributo do PHP “allow_url_fopen” devidamente habilitado. Por padrão, essa função é desabilitada no PHP. Habilitada, permite que se acesse recursos de endereços remotos em funções do PHP, como fopen() e file_gets_content(), em uma URL.

Alguns hosts e serviços de hospedagem não recomendam manter esse atributo habilitado após a conclusão de todos os procedimentos, pois ele abre uma brecha de segurança que, entre outras coisas, permite a injeção de scripts no site. Para habilitar esse atributo em seu servidor, abra o arquivo .htaccess e adicione a seguinte linha:

php_value allow_url_fopen on

Finalmente, clique em "Import content from Joomla to WordPress" para dar início ao processo de importação dos dados. Ao final serão exibidos o número de publicações, categorias e os arquivos de mídia importados com sucesso.

FG Joomla

Caso o grande volume de informações chegue a causar problemas na importação, o plugin oferece a opção de migrar apenas o que não pode ser migrado - evitando duplicidades -, ou ainda limpar todo o conteúdo do site e recomeçar todo o processo. É o que mostramos na imagem abaixo:

FG Joomla

Em outros casos (mais excepcionais, diga-se de passagem), uma mensagem de erro como esta é exibida:

Fatal error: Allowed memory size of 33554432 bytes exhausted (tried to allocate 2348617 bytes) in /home/teste/public_html/wp-includes/plugin.php on line xxx

A razão pela qual este erro acontece está associada ao fato de você ter excedido o limite máximo de memória padrão definida pelo seu servidor ou pelo próprio Wordpress. Há muitas formas de resolver esse problema, porém a mais simples é usando o próprio arquivo de configuração do Wordpress.

Abra o arquivo "wp-config.php" (na raiz do servidor) e insira a seguinte linha de comando:

define(‘WP_MEMORY_LIMIT’, ’64M’);

Com isso você acaba de aumentar o limite de memória para 64 MB. Caso o problema permaneça basta aumentar gradativamente até a mensagem de erro desaparecer.