Como fazer seu e-mail se destacar na caixa de mensagens do destinatário

Por Redação

Você já enviou um e-mail muito importante para alguém e só recebeu a resposta depois de alguns dias, ou sequer chegou a receber uma resposta? Calma, antes de ficar chateado e pensar que a pessoa simplesmente te esqueceu ou te ignorou, você precisa saber o quão organizada ela é com a sua caixa de entrada.

Tudo bem, pode ser que a pessoa realmente não tenha dado muita importância para a sua mensagem e deletado antes mesmo de abrir, mas se esse não for o caso, existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar as chances de seu e-mail ser visto, e, o mais importante, aberto, lido e respondido.

O pessoal do MakeUseOf separou alguns "truques" que não exigem nenhuma mágica. São simples hábitos que realmente fazem sentido. A chave para que seu e-mail não se perca em meio à enxurrada de mensagens que as pessoas recebem em suas caixas todos os dias é o campo 'Assunto'.

Assunto de um email

Existem diversas maneiras de você criar um assunto mais interessante para o seu e-mail:

1. Seja direto

Deixar a linha de assunto em branco ou escrever coisas como "Olá", não são boas ideias e apenas aumentam as chances de ter seu e-mail deixado de lado. É interessante que você seja específico e breve na abordagem desse tópico, ele deve resumir bem o assunto sobre o qual o e-mail está tratando. Mas nunca, NUNCA, deixe em branco.

Essa linha pode determinar o nível de prioridade da sua mensagem para o destinatário ou até mesmo se ela será encaminhada diretamente para a lixeira. Essa dica também é importante para facilitar o processo de filtragem na caixa de entrada do usuário.

2. Use uma frase

É um tanto quanto incomum que as pessoas utilizem esse espaço para escrever uma frase, mas a nossa mente funciona em frases. Nós nos comunicamos com frases. Por que não começar o seu e-mail com uma?

Em vez de apenas uma linha de assunto que diz: "Pergunta", tente escrever "Eu tenho uma pergunta rápida sobre smartphones", por exemplo. Isso torna a mensagem mais pessoal e provavelmente vai tornar o seu e-mail mais atraente para o destinatário. Obviamente, a frase que você escolher deve resumir o texto presente no e-mail. Não vá falar de abobrinha se o conteúdo da mensagem é relacionado a maçãs.

3. Faça uma pergunta

Pergunta

Esse item é basicamente uma extensão do que foi dito na dica acima. Na verdade é mais uma alternativa. Então, se a pergunta é sobre como fazer e-mails se destacarem, por exemplo, você pode digitar "Como eu faço os meus e-mails se destacarem?"

A vantagem de fazer uma pergunta é que ela geralmente é um pouco mais forte e envolvente do que apenas uma frase. É claro que se seu e-mail não é sobre uma dúvida, essa dica não seria apropriada. O assunto deve ser relevante e abordar a principal questão presente no e-mail.

4. Use palavras-chave que interessem ao destinatário

Se você está enviando um e-mail sobre algo que é especificamente interessante para o contato que vai recebê-la, coloque essa palavra na linha de assunto. Por exemplo, se você está enviando um texto sobre otimização do motor de busca e a pessoa do outro lado trabalha com isso, ou estuda, ou tem curiosidade sobre o assunto, inclua a palavra "SEO" no assunto. Um exemplo poderia ser: "Quer saber como melhorar o SEO no seu blog?"

5. Use colchetes ou dois pontos para indicar subtemas

Basicamente, estamos falando sobre a criação de mais explicações na linha de assunto, assim, conseguimos separar o subtema do assunto principal. Por exemplo, se tivéssemos que ficar no mesmo exemplo citado anteriormente, pode-se dizer "Pergunta: Como eu faço os meus e-mails se destacarem melhor?" Ou "[Pergunta] Fazendo um e-mail se destacar melhor."

6. Cuidado com o uso do CAPS LOCK

Caps Lock

Existem momentos em que realmente precisamos enfatizar ou chamar a atenção para alguma coisa, e, como estamos falando especificamente da linha de assunto, as opções de formatação ficam um pouco limitadas. Isso normalmente significa que você tem que recorrer ao uso de letras maiúsculas.

Isso pode ser bom, mas também pode ser muito ruim. Usar o Caps Lock deixa a entonação agressiva, e geralmente bem irritante. Confira alguns exemplos bons e ruins:

Ruim: "PRECISO DA SUA AJUDA IMEDIATAMENTE"

Bom: "[URGENTE] Minha conta foi comprometida - por favor me ajude"

7. Não transforme seu e-mail em um Spam

Usar Caps Lock desnecessariamente, conforme citado acima, é uma boa maneira de entrar para uma lista de spam. Confira mais alguns detalhes que podem fazer com que seu e-mail seja confundido com um spam:

  • Cuidado com as palavras comumente filtradas pelos anti-spam como "grátis"
  • Não seja vago - dê um motivo para o envio daquela mensagem
  • Remova sempre as iniciais "RE:" ou "FWD:" da linha de assunto
  • Evite ao máximo usar pontos de exclamação

Lembrando que o bom senso é sempre um ótimo aliado, e esses são apenas os passos básicos para manter uma etiqueta online.

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