Com site e apps em português, eBay inicia operações no Brasil

Por Redação | 06 de Maio de 2014 às 11h15

Quando se fala em comprar online um dos primeiros nomes que surgem na cabeça é o eBay. O problema é que utilizar o site norte-americano exigia conhecimento da língua inglesa e o pagamento só poderia ser feito em dólar. Receber a encomenda no Brasil também era um drama fora a parte – muitas vezes os pacotes demoram até 3 meses para chegar no destinatário graças às barreiras da alfândega.

Esse drama, contudo, parece ter chegado ao fim, pois o eBay anunciou o início de suas operações no Brasil. A iniciativa trará site e aplicativos para dispositivos móveis em português, preços em reais e ofertas localizadas.

Nosso país é o primeiro da América Latina a receber uma operação local do site norte-americano, que também traz consigo uma equipe de 150 pessoas que, em parceria com o PayPal, serão responsáveis pelo atendimento ao consumidor.

“No final do ano passado o eBay lançou no Brasil seu primeiro app, o eBay Moda. Usamos essa plataforma como um teste para sentir a recepção do mercado nacional. Estamos há pouco mais de 9 meses nos preparando para este início de operações no Brasil”, disse Wendy Jones, vice-presidente de expansão global do eBay, em entrevista à INFO.

Para atender às demandas dos consumidores todos os pagamentos serão realizados por meio do PayPal, que pertence a mesma empresa do grupo eBay.

“Com o PayPal os consumidores podem se sentir mais tranquilos para realizar uma transação, pois trabalhamos com muitas garantias para que a experiência da compra seja a melhor possível como opções de devolução do dinheiro e dupla proteção para o consumidor”, disse Mario Mello, diretor geral do PayPal na América Latina.

Além do site em português, os aplicativos para iOS e Android foram traduzidos e as compras podem ser feitas diretamente dos dispositivos móveis.

“Nós apostamos muito no Brasil. O país é um dos mercados de smartphone que mais cresce no mundo e se encaixa em nosso diferencial que é a venda pelo aplicativo”, afirmou Wendy.

Outro ponto importante é que o país agora foi incluso no programa de entregas global do eBay. Esse é um sistema para facilitar as compras feitas lá fora, tratando-as como se fossem nacionais. Dessa forma, ao realizar compras cujo valor ultrapassem o valor de US$ 50, o consumidor terá a opção de pagar os 60% de imposto sobre o valor da encomenda para que ela não fique retida na alfândega. Para este caso em específico, a logística será toda feita pela Fedex e o prazo de entrega será de 7 a 10 dias úteis.

Por enquanto somente produtos comprados nos EUA estarão inclusos no programa. “São milhões de produtos disponíveis em todo o mundo, com ofertas sólidas e muitas opções de fornecedores verificados por nós. Junto com o PayPal, queremos criar uma experiência única para os consumidores brasileiros”, disse Wendy.

A empresa não revelou o valor dos investimentos no Brasil e nem números de consumidores, mas, segundo a executiva, somente em 2013 o eBay registrou 500 mil novos usuários brasileiros no serviço, que atualmente conta com 140 milhões de contas ativas em todo o mundo.

De acordo com o eBay, os países emergentes ainda não têm uma grande representatividade entre os principais mercados da plataforma. Para mudar este cenário, no entanto, a empresa pretende investir pesado em campanhas publicitárias e em uma forte presença nas redes sociais a partir da metade de maio.

“É o início da nossa expansão na região e continuaremos a utilizar o feedback dos consumidores para entregar experiências mais relevantes ao idioma e moeda local”, concluiu Wendy.

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