Cientistas criam sistema que acelera velocidade da fibra ótica em 2 mil vezes

Por Redação | 12.11.2012 às 12:56

Cientistas da Universidade de Bangor, no País de Gales, Reino Unido, afirmaram ter encontrado uma forma de ampliar a velocidade de transmissão de dados por fibra ótica em até 2 mil vezes, podendo atingir 20Gpbs. Com a tecnologia, que irá usar os cabeamentos de internet atuais, até 20 filmes de longa-metragem poderão ser baixados em apenas um segundo.

"A tecnologia, Optical Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OOFDM), possui vantagens únicas, incluindo a velocidade de transmissão e maior custo-benefício em comparação às tecnologias existentes, além da flexibilidade e robustez de um sistema de excelente desempenho", afirmou ao TG Daily o professor Jianming Tang.

Rede de internet global

Os pesquisadores acreditam que o novo sistema irá revolucionar a tecnologia de comunicação mundial

As redes de acesso existentes, capazes de oferecer velocidade de download máxima de 100 a 200 Mbps por assinante, se tornaram o principal gargalo de expansão da banda larga super rápida. No entanto, os pesquisadores da universidade afirmam ter encontrado um modo de produzir uma rede muito rápida usando componentes de baixo custo.

Os pesquisadores ainda afirmam que a nova rede também irá reduzir os custos com instalação e manutenção para as operadoras e empresas de suporte técnico, pois ela é mais resistente a sistemas de fibras imperfeitos e componentes de baixa qualidade, além de consumir menos energia elétrica.

Tang acredita que o sistema mais barato será o responsável por, em um futuro próximo, revolucionar a tecnologia de comunicação com preços mais baixos e velocidades de transmissão maiores.