Cidade de São Paulo ganha mais dois pontos de internet Wi-Fi gratuita

Por Redação | 27 de Janeiro de 2014 às 07h35
photo_camera Divulgação

Em comemoração aos 460 anos da cidade de São Paulo, que aconteceu no último sábado, 25 de janeiro, a prefeitura inaugurou mais dois pontos com internet Wi-Fi gratuita. Os hotspots estão localizados no Pateo do Collegio, na região central, e na Praça Dilva Gomes Martins, na zona leste, onde cerca de 100 pessoas poderão utilizar as conexões simultaneamente.

Os pontos fazem parte do Projeto Praças Digitais, iniciativa que pretende implantar um total de 120 deles por todo o município. A manutenção dos dois locais, e de outros 58 espalhados pelas zonas leste e central, fica a cargo da empresa WCS, uma das duas vencedoras do pregão realizado em outubro do ano passado. Já a Ziva Tecnologia assinou um contrato de US$ 30 milhões com o governo municipal para implementar os outros hotspots nas regiões norte, sul e oeste.

As duas companhias serão responsáveis pelos pontos Wi-Fi durante três anos, prorrogáveis por mais dois, e o prazo final para a instalação de todos os locais é junho de 2014. Os próximos lugares escolhidos para receber o sinal são o Mercadão, no Centro, o vão livre do MASP (Museu de Arte Moderna), na Avenida Paulista, e as praças Benedito Calixto, em Pinheiros, Fortunato da Silveira, em São Miguel Paulista, e João Tadeu Priolli, no Campo Limpo.

Sobre o Praças Digitais

Considerado o maior projeto de inclusão digital da América Latina, o Praças Digitais foi anunciado em maio de 2013 com o objetivo de aumentar a ocupação dos espaços públicos em São Paulo, além de ampliar o acesso à internet pela população e ajudar no desenvolvimento de novas ações culturais. Os primeiros testes aconteceram na Praça Dom José Gaspar, na região central, em agosto do ano passado.

De acordo com a prefeitura, o acesso pode ser realizado através de qualquer dispositivo eletrônico que ofereça suporte à rede Wi-Fi, incluindo tablets, smartphones, notebooks e ultrabooks. O uso é gratuito e o internauta não precisa fazer nenhum cadastro prévio para acessar o serviço, que possui velocidades de no mínimo 512 Kbps para download e upload de conteúdos.

Você pode visualizar todos os pontos que farão parte do projeto neste PDF.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.