Cariocas poderão usar domínio .rio a partir do ano que vem

Por Redação | 25 de Agosto de 2014 às 18h20
photo_camera 5àSec

O Rio de Janeiro será a primeira cidade da América Latina e contar com seu próprio endereço na web. A prefeitura do município anunciou nesta segunda-feira (25) o início do processo de inscrição para moradores e empresários cariocas interessados em substituir o atual endereço .com.br que utilizam por um .rio, que deve ser ativado a partir do ano que vem.

A iniciativa online já existe em cidades como Londres, Paris, Tóquio, Berlim e Nova York e é voltada para aumentar ainda mais a identidade local de seus munícipes e estabelecimentos. Mais do que isso, para a prefeitura do Rio de Janeiro, significa uma bela maneira de comemorar os 450 anos da cidade, completados no ano que vem, e as Olímpiadas de 2016, que acontecerão na capital fluminense.

Os interessados deverão fazer um cadastro por meio de um site da prefeitura dedicado à iniciativa e, também, precisarão seguir algumas normas. É proibido, por exemplo, utilizar nomes de ruas, regiões, locais, eventos ou bairros, além de verbetes considerados tradicionais como “praia”, “carnaval” e outros, que ficam restritos para uso pela administração local. Os inscritos deverão ter uma identificação reconhecida na cidade, como o nome de seu estabelecimento, por exemplo. Os registros serão checados e aprovados um por um, e os autorizados terão de pagar uma taxa de R$ 60 por ano.

Para se inscrever, é preciso inserir nome completo, e-mail, endereço e CPF, para pessoas físicas, ou CNPJ, para empresas. Todo o processo acontece de forma automatizada e a continuidade da inscrição será feita pelo endereço eletrônico, por meio do qual o usuário também receberá informações sobre o andamento da aprovação.

De acordo com reportagem do G1, cerca de 100 nomes já foram liberados pelos comitês gestores e mais devem ser liberados com o passar das semanas. Inicialmente, a maioria dos sites será da própria prefeitura, mas a administração do Rio de Janeiro quer abrir as portas não apenas à população, mas também a outras cidades que queiram seguir o exemplo dos cariocas e criarem seus próprios domínios. “Mas é o Rio que tem o nome mais bonito de todos”, brincou o prefeito Eduardo Paes durante o anúncio do lançamento da novidade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.