Câmara dos Deputados adia pela quarta vez a votação do Marco Civil da Internet

Por Redação | 13 de Novembro de 2012 às 22h44

A votação do Marco Civil da Internet, que deveria acontecer hoje (13), foi adiada pela quarta vez. Novamente, a Câmara dos Deputados alegou a falta de consenso no texto do projeto de lei. O presidente da Câmara, Marco Maia, acredita que dentro de uma semana a votação será concluída.

Veja mais: Entenda mais sobre o Marco Civil da Internet

O ponto de maior debate na redação do texto do projeto, que visa estabelecer direitos e deveres na utilização da Internet no Brasil, tem sido o princípio que obriga os provedores de conexão a tratar com igualdade todos os dados transmitidos, independentemente de conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo.

A pressão de provedores de acesso à internet é grande em cima do Marco Civil. Além da questão da neutralidade, eles também não estão satisfeitos com as imposições em relação à privacidade de seus usuários. O texto atual diz que as empresas não podem guardar dados sobre a navegação.

"Há uma pressão muito forte dos provedores de conexão, que têm procurado deputados e partidos para que eles não permitam que o projeto passe como está. Espero que a Câmara fique do lado do internauta e não dos interesses econômicos dos provedores", explicou o relator do projeto, deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

No último dia 07 a votação já havia sido adiada por causa de divergências no texto final a ser apresentado. O relator chegou a realizar algumas mudanças na redação, mas mesmo assim não foi o suficiente para que as operadoras cedessem.

"A proteção da privacidade do usuário aumenta muito com a aprovação do marco civil. Uma série de regras garantem que a navegação do usuário será mantida sob sigilo. Aquilo que ele lê, que ele busca, aquilo que ele acessa, a sua curiosidade, os seus interesses na internet vão ser protegidos", disse Molon, em entrevista coletiva nesta terça.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.