Brasileiro passa mais tempo na internet que vendo televisão

Por Redação | 08 de Março de 2014 às 18h00

Um estudo realizado pelo Ibope em 848 cidades revelou que o brasileiro passa mais tempo na internet do que assistindo à televisão. O resultado vai compor a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) de forma a entender melhor os hábitos de consumo de conteúdo da população.

De acordo com os resultados, publicados pelo jornal Zero Hora, o brasileiro passa em média 3 horas e 39 minutos conectado à internet diariamente, enquanto gasta 3 horas e 20 minutos em frente à televisão. Quando o meio de comunicação é o rádio, esse tempo cai para 3 horas e 7 minutos, com o tempo de leitura de jornais atingindo uma estimativa de 1 hora e 5 minutos. Os números se referem aos dias de semana.

No final de semana, os resultados são parecidos. A internet também tem vantagem, com uso médio de 3 horas e 43 minutos, mas a televisão ganha audiência, consumindo 3 horas e 32 minutos de tempo dos brasileiros. O rádio também aparece na terceira colocação, com 3 horas em média, mas o tempo de leitura de jornais não foi estimado.

Quando se analisa a penetração dos meios de comunicação, porém, os resultados são bem diferentes. Enquanto apenas 3% dos entrevistados afirmaram nunca assistir à televisão, 53% deles disseram não possuírem o hábito de acessar a internet. Além disso, o número de aparelhos de TV no Brasil ainda é muito maior que a somatória de computadores, celulares e tablets.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!