Pesquisa: brasileiro é o consumidor que mais se preocupa com segurança online

Por Redação | 02 de Agosto de 2012 às 16h30

A IBM divulgou o resultado do Estudo Edelman de Segurança de Dados e Privacidade 2012, que mostra que os brasileiros são os consumidores mais preocupados com a privacidade e a segurança quando o assunto é comprar produtos pela internet.

O país ficou em primeiro lugar neste quesito, com 60,2% dos consumidores afirmando que levam em conta esses dois pontos antes de sair comprando online. Os estadunidenses ficaram em segundo lugar, com 41%.

Outro diferencial é que o Brasil enxerga companhias de segurança como a principal fonte para buscar orientação sobre segurança online e privacidade, seguidas por organizações de defesa do consumidor e amigos/família.

Internet Segura

"Diante do comportamento do consumidor na aquisição de bens e serviços, entende-se que a política de privacidade e segurança dos dados precisa estar hoje na pauta de discussão das companhias, independentemente do segmento em que atuam. Não é uma questão de tecnologia da informação apenas. É um tema que impacta a reputação e os negócios", diz Leticia Lyra, presidente da Edelman.

Um comportamento que é visto em consumidores de todo o mundo é que eles deixam de utilizar produtos ou serviços de empresas que quebrem sua privacidade. Por exemplo, no setor bancário, 80,6% dos brasileiros dizem que trocariam de instituição financeira caso houvesse algum incidente desse tipo. A média global de consumidores que tomariam a mesma atitude ficou por volta de 79,5%.

O estudo reuniu 4.050 depoimentos de pessoas com mais de 18 anos em sete mercados: Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido. Ele mostra que os consumidores realmente estão aprendendo a prezar por sua segurança e privacidade online. Este é um ponto positivo, dessa forma as empresas passarão a ter mais cautela e cuidar melhor desses aspectos.

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