Blogueira francesa é condenada a pagar multa por review negativa de restaurante

Por Redação | 17 de Julho de 2014 às 13h18
photo_camera Reprodução

Uma blogueira francesa foi condenada por uma corte da cidade de Bordeaux a pagar uma multa de € 1,5 mil (cerca de R$ 4,52 mil) a um restaurante da região de Cap-Ferret, tudo graças a uma review negativa postada em seu blog, afirma uma reportagem da BBC.

Além da multa, a blogueira Caroline Doudet, do blog de moda e literatura Cultur'elle (em francês), foi obrigada a remover o conteúdo da postagem, que já tinha cerca de 3 mil seguidores.

O processo de pedido de remoção do conteúdo e multa partiu do restaurante Il Giardino, que alegou que o destaque que a postagem de Caroline atingiu no Google estava prejudicando os negócios do estabelecimento.

A review, que tinha como título "O lugar para se evitar em Cap-Ferret: Il Giardino", estava rankeada em quarto lugar dos resultados do mecanismo de busca quando se procurava pelo nome do restaurante. Com a decisão, a Justiça ordenou que a blogueira modificasse o nome de sua resenha para "O lugar para se evitar", sem referência ao nome do local.

Ainda assim, Caroline preferiu retirar o texto do ar e decidiu por não apelar contra a decisão, segundo ela para não "reviver semanas de angústia". Mas como a internet não esquece de nada, o texto original ainda pode ser acessado por meio deste link.

A blogueira, aliás, parece não estar sozinha em sua opinião contra o estabelecimento, e diversos reviews negativos do Il Giardino ainda podem ser vistos em sites como o TripAdivisor e na página do Google + do restaurante.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.