Baidu lança serviço de buscas no Brasil

Por Redação | 18 de Julho de 2014 às 06h05

A empresa chinesa de internet Baidu anunciou nesta quinta-feira (17) seu serviço de pesquisa online voltado para o mercado brasileiro. O anúncio foi feito em Brasília pelo presidente da companhia, Robin Li, durante um evento que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e o presidente da China, Xi Jinping.

O serviço do Baidu traz um recurso interessante chamado "smart searchbox", que consegue prever uma pesquisa antes do usuário completar a digitação. O principal concorrente do Baidu e líder isolado no mercado de buscas no mundo, o Google, também já conta com este recurso há algum tempo.

Baidu

Outro recurso bastante agradável é a possibilidade do usuário curtir resultados de busca e um histórico de notícias mais pesquisadas no dia. De acordo com a empresa, o serviço será constantemente aprimorado para melhorar a experiência de uso do internauta. O objetivo é que a busca em português exiba não só resultados confiáveis e precisos, mas também respostas sociais e inteligentes.

Com uma média de 500 milhões de visitantes únicos por dia, o Baidu é o segundo maior serviço de buscas do mundo, apenas atrás do Google. A empresa tem se esforçado para aumentar seu faturamento fora da China. No ano passado, o Baidu gerou uma receita de US$ 5,28 bilhões, 70% provenientes do mercado chinês.

A empresa tem um escritório no Brasil desde novembro de 2013, que conta com 16 funcionários, atualmente. Suas operações em nosso país foram iniciadas com softwares e serviços online como PC Faster e o diretório de sites Hao 123. Atualmente o Baidu está se focando em países emergentes, entre eles o Brasil.

Um dos produtos oferecidos pela empresa e que fazem sucesso em nosso país é o antivírus Baidu, que conta com cerca de 10 milhões de usuários por aqui. No mundo, exceto a China, o software de segurança é usado por 90 milhões de internautas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.