Baidu lança canais para tirar dúvidas de usuários brasileiros

Por Redação | 03.12.2014 às 19:32
photo_camera Divulgação

Se toda vez que você baixa um determinado programa aparece a mensagem de que é necessário fazer a instalação do Baidu, aí vai uma boa notícia. A empresa, que distribui softwares gratuitos para PCs, anunciou que lançará no Brasil nesta semana uma campanha de comunicação para alcançar usuários que utilizam seus produtos, mas queixam de não terem optado por instalá-los em seus computadores.

Quando chegou ao país há um ano, a companhia optou por promover seus produtos como Baidu Antivírus e PC Faster por meio de ofertas feitas em sites de downloads. Ao baixar um software de sua escolha, como um navegador ou um software de videoconferência, por exemplo, os usuários muitas vezes recebiam ofertas dos produtos do Baidu por meio da mensagem “deseja instalar também...”. Como muitos internautas apenas clicavam em “prosseguir” e “finalizar”, acabavam surpreendidos com a instalação de algum produto do Baidu que não haviam solicitado.

De acordo com a assessoria de imprensa do Baidu, essa prática fez a base de cadastrados do software crescer rapidamente, mas criou descontentamento por parte de muitos usuários. Como são aplicações totalmente gratuitas, o Baidu não ganhou nada com a distribuição, além de tornar-se mais conhecido.

Para atender aos usuários que se sentiram impactados negativamente pela forma de oferta de software, o Baidu abriu canais como chat online e linha telefônica para conversar com o público e sanar dúvidas. Páginas criadas especialmente para suportar a ação trazem informações e detalhes sobre os produtos do Baidu, além de explicar de forma simples como desinstalar qualquer um deles. "O desejo da empresa é que milhares de usuários se beneficiem de seus produtos e recursos exclusivos e gratuitos, mas apenas se eles assim desejarem, de forma espontânea", comentou a entidade.

Baidu

Segundo o Baidu, a campanha de comunicação conta com a participação do ator Rafael Infante, do canal de humor Porta dos Fundos, do YouTube. Ofertas para download de produtos Baidu continuarão sendo oferecidas, mas a corporação diz que irá se esforçar para se assegurar que qualquer oferta seja clara, de forma que novos usuários não se sintam “surpreendidos” com instalações indesejadas.

Para mais informações sobre os produtos do Baidu ou mesmo para desinstalá-los, os usuários podem escrever para o e-mail saibamais@baidu.com, contatar a empresa pelo telefone 0800-7182035 ou acessar os links do Baidu Antivírus, Baidu Browser, Baidu PC Faster e Hao 123.