BBC vai fazer maior cobertura de sua história na Copa do Mundo

Por Redação | 07 de Maio de 2014 às 17h07

A BBC revelou nesta quarta-feira (07) os planos mais ambiciosos de sua história para a cobertura da Copa do Mundo, que começa em 12 de junho no Brasil. A empresa de mídia promete fazer uma cobertura 24 horas do evento, com vídeos, informações e comentários sendo transmitidos o tempo todo e por diversos dispositivos, incluindo smartphones e tablets.

A diferença de horário entre o Brasil e o Reino Unido foi o que motivou essa ideia, que se configura na maior cobertura de um evento já feita pela BBC. A empresa promete mais de “160 horas de futebol”, além da cobertura do que acontece fora dos gramados por meio de textos que serão publicados em um site dedicado exclusivamente à Copa do Mundo.

De acordo com a diretora de esportes da BBC, Barbara Slater, a cobertura da Eurocopa de 2012 foi apenas o embrião do que será a da Copa do Mundo. Segundo ela, conforme relata o TechRadar, a ideia é entregar o dobro de conteúdo em relação ao último mundial, na África do Sul, e entregar tudo ao mesmo tempo em diversos dispositivos diferentes pela primeira vez.

Nos celulares e tablets, o grande destaque é o aplicativo da BBC, que disponibilizará as transmissões dos jogos sob demanda, horas depois de sua realização. Eles poderão ser vistos na íntegra e no momento em que o usuário desejar. Além disso, estatísticas e comentários podem ser acompanhados como em uma segunda tela, enquanto o espectador assiste às partidas ao vivo.

Segunda tela

Para o diretor de produtos da BBC, Neil Hall, o uso de tablets e smartphones será essencial durante a Copa do Mundo. Ele conta que a empresa já havia notado um crescimento no uso destes dispositivos durante a Eurocopa de 2012 e, agora, pretende investir fortemente nesse tipo de recurso durante a cobertura da Copa do Mundo.

Além das estatísticas e comentários em tempo real – que, de acordo com Hall, serão publicadas mais rapidamente desta vez – o usuário poderá ter acesso a replays de lances importantes da partida. Além disso, será possível habilitar notificações no caso da marcação de gols, uma função voltada para quem não poderá acompanhar as partidas ao vivo mas também não quer perder nenhum momento.

World Cup Rewind

Além disso, a BBC está lançando o “World Cup Breakfast”, um compacto diário de 15 minutos que estará disponível todas as manhãs e trará os principais momentos do dia anterior. Isso, claro, inclui gols, lances decisivos e acontecimentos importantes que tenham acontecido fora dos gramados.

Há ainda o World Cup Rewind, um site especial que entra no ar em 30 de maio e disponibilizará toda a história das Copas do Mundo, bem como partidas clássicas para serem assistidas na íntegra. Os jogos contam com narração e comentários, além de todas as funções que estarão disponíveis nas partidas ao vivo, para dar ao usuário a sensação de que aquele evento está realmente acontecendo no momento em que está sendo assistido.

A BBC possui sua versão brasileira e mesmo os sites internacionais são plenamente acessíveis por aqui. Os vídeos e transmissões ao vivo, porém, costumam ter trava de região, que impedem a exibição por aqui. O Canaltech entrou em contato com a empresa mas, por enquanto, não recebeu resposta sobre a disponibilidade dessa cobertura da Copa do Mundo também no Brasil.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.