Aviões podem oferecer internet de alta velocidade já em 2014

Por Redação | 21.08.2013 às 08:50

O uso da internet em voos comerciais ainda é pouco comum e muitas companhias ou proíbem o expediente ou disponibilizam conexões apenas emergenciais, com pouca velocidade. No entanto, uma nova regra da Ofcom, autoridade britânica de regulamentação das telecomunicações, pode alterar radicalmente o cenário e legalizar uma nova forma de internet de altíssima velocidade nos aviões.

O que a Ofcom propõe é a adoção de um novo sistema, utilizando antenas terrestres para a transmissão do sinal e que seriam complementadas por satélites, responsáveis pela conexão quando a aeronave estivesse sobrevoando o mar. De acordo com as primeiras estimativas, a mudança poderia criar a possibilidade de uma internet até dez vez mais veloz no ambiente aéreo.

De acordo com o site Ubergizmo, o sistema já estaria sendo estudado por órgãos de regulamentação europeus e pode se tornar realidade em países como França, Alemanha e Luxemburgo. Na Inglaterra, a adoção da rede de alta velocidade ainda depende de uma negociação com as próprias companhias aéreas, que ainda estariam avaliando a viabilidade do negócio.

Espera-se que as primeiras aeronaves com esse modelo de internet veloz comecem a voar ainda em 2014.