Atualização do uTorrent está instalando software de geração de bitcoins

Por Redação | 06 de Março de 2015 às 14h37

O uTorrent, um dos clientes de gestão de download via torrent mais populares do mundo, está envolvido em uma grande polêmica. De acordo com o usuário 'Groundrunner', após a atualização para a versão 3.4.2 do programa, o software realiza a instalação de um outro programa, chamado EpicSale, sem que o usuário se aperceba disso.

A grande polêmica, no entanto, está no trabalho que este software realiza na máquina do usuário. O objetivo do EpicSale é aproveitar toda a potência do computador, quando ele não está sendo utilizado, para gerar bitcoins. Esta parece ser uma forma bastante silenciosa de conseguir receitas.

O uTorrent já utilizava os anúncios publicitários como uma forma de ganhar dinheiro. No entanto, ao que parece, esta não tem sido uma maneira suficientemente atraente para satisfazer os desenvolvedores.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O The Verge conseguiu uma resposta oficial da BitTorrent Inc. sobre o assunto. De acordo com o comunicado da empresa, "não existe nenhuma instalação silenciosa e o usuário aceita a instalação deste software durante a instalação do uTorrent". Além disso, a empresa destaca que a instalação do programa é sempre opcional. "Temos vários parceiros que instalam softwares através de seu cliente torrent, porém sempre são opcionais", declarou.

Ainda que alguns usuários digam o contrário e que não é possível impedir a instalação do EpicSale durante a atualização, você pode optar por utilizar alternativas de softwares de download via torrent caso não queira correr o risco de ser afetado pelo gerador de bitcoins.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.