Atualização do uTorrent está instalando software de geração de bitcoins

Por Redação | 06.03.2015 às 14:37

O uTorrent, um dos clientes de gestão de download via torrent mais populares do mundo, está envolvido em uma grande polêmica. De acordo com o usuário 'Groundrunner', após a atualização para a versão 3.4.2 do programa, o software realiza a instalação de um outro programa, chamado EpicSale, sem que o usuário se aperceba disso.

A grande polêmica, no entanto, está no trabalho que este software realiza na máquina do usuário. O objetivo do EpicSale é aproveitar toda a potência do computador, quando ele não está sendo utilizado, para gerar bitcoins. Esta parece ser uma forma bastante silenciosa de conseguir receitas.

O uTorrent já utilizava os anúncios publicitários como uma forma de ganhar dinheiro. No entanto, ao que parece, esta não tem sido uma maneira suficientemente atraente para satisfazer os desenvolvedores.

O The Verge conseguiu uma resposta oficial da BitTorrent Inc. sobre o assunto. De acordo com o comunicado da empresa, "não existe nenhuma instalação silenciosa e o usuário aceita a instalação deste software durante a instalação do uTorrent". Além disso, a empresa destaca que a instalação do programa é sempre opcional. "Temos vários parceiros que instalam softwares através de seu cliente torrent, porém sempre são opcionais", declarou.

Ainda que alguns usuários digam o contrário e que não é possível impedir a instalação do EpicSale durante a atualização, você pode optar por utilizar alternativas de softwares de download via torrent caso não queira correr o risco de ser afetado pelo gerador de bitcoins.

Fonte: http://www.theverge.com/2015/3/6/8161251/utorrents-secret-bitcoin-miner-adware-malware