Ataque ao e-mail: Evernote lança ferramenta de chat e colaboração

Por Redação | 03 de Outubro de 2014 às 14h30

Ferramentas online de colaboração são uma realidade constante no mercado, mas ainda assim, muita gente as deixa de lado e prefere usar o bom e velho email na hora de compartilhar um trabalho com alguém. O Evernote deseja acabar com isso e, nesta quinta-feira (02), anunciou o lançamento do Work Chat, uma ferramenta de colaboração que traz mais funcionalidades ao sistema.

Como o nome já diz, a novidade é capaz de criar uma janela de chat instantâneo entre usuários da plataforma. Por meio dela, é possível compartilhar documentos e trabalhar neles em tempo real, sem a necessidade de anexar nada nem utilizar o correio eletrônico. A ideia é que toda a interação, compartilhamento e colaboração aconteça dentro do próprio Evernote, diminuindo assim as distrações e tornando todo o processo mais ágil.

Evernote Work Chat

A ideia, segundo o CEO Phil Libin, é reduzir a dependência dos funcionários das empresas pelos serviços de email. Assim, caem também os custos de manutenção de servidores e o uso mais pesado da internet, já que o carregamento e download de anexos consome banda e, principalmente, tempo, dois aspectos que acabam sendo reduzidos com a utilização do Evernote.

Segundo as informações do Business Insider, o Work Chat estará disponível em todas as plataformas e para todos os usuários a partir do mês que vem. A funcionalidade chega junto com uma segunda novidade, o Context, que exibirá notícias e artigos relacionados ao tema do documento que está sendo trabalhado pelos usuários.

Além disso, o Context será capaz de ligar automaticamente a conta de seus usuários ao LinkedIn, de forma que todos os envolvidos no processo de trabalho tenham acesso rápido às informações de contato dos outros participantes. A ideia chega ao lado do Scannable, outra função que permite a transformação de documentos físicos em digitais por meio de fotos produzidas pela câmera do celular.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.