Assange lança Partido WikiLeaks e anuncia sua candidatura ao Senado australiano

Por Redação | 25 de Julho de 2013 às 16h29

Por meio de uma videoconferência realizada diretamente da embaixada equatoriana em Londres, o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, anunciou a criação de um partido político. Assange aproveitou para anunciar a sua própria candidatura a uma vaga no Senado australiano nas eleições nacionais do final deste ano. Ele será o candidato do chamado "Partido WikiLeaks".

No total, o novo partido vai colocar em campo sete candidatos – que incluem acadêmicos, jornalistas e ativistas de direitos humanos. De acordo com o site do próprio partido, "o Partido WikiLeaks representa inabalável compromisso com os princípios fundamentais da coragem cívica alimentadas pela compreensão e veracidade e do livre fluxo de informações".

A lei australiana prevê que o candidato eleito ao Senado deve assumir seu lugar dentro de um ano após a eleição, embora seja possível conceder uma extensão para esse prazo. A porta-voz do Partido Wikileaks, Samantha Cross, afirmou para o Sydney Morning Herald que Assange "quer retornar à Austrália para ocupar sua cadeira" se for eleito. Ela ainda acrescentou que o partido procura se manter fora da raia dos "bastardos" e defender a honestidade.

Caso Assange seja eleito mas não consiga voltar à Austrália, o partido irá nomear outra candidata, Leslie Cannold, para assumir a cadeira – já que a lei permite que o assento seja preenchido por um membro do mesmo partido do candidato eleito em caso de vacância.

Assange vive dentro da embaixada equatoriana em Londres há mais de um ano para evitar sua extradição para a Suécia, onde é acusado por duas mulheres de abuso sexual e estupro. Ele nega todas as acusações e teme que, caso seja enviado para a Suécia, possa ser extraditado para os Estados Unidos para enfrentar as acusações sobre a divulgação de documentos confidenciais do governo norte-americano no WikiLeaks.

Leia também: Microfone espionava Assange na embaixada do Equador em Londres

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.