Dicas para melhorar a experiência dos usuários em seu site

Por Redação

Apenas uma boa aparência não é o suficiente para tornar seu site um sucesso entre os internautas, é preciso muito mais que isso para oferecer uma boa experiência aos usuários. É importante tomar alguns cuidados para manter seu site com uma usabilidade interessante porque existem alguns detalhes que, além de facilitar a vida dos usuários, também ajudam a rastreá-lo nos motores de busca.

Para facilitar a vida de quem quer otimizar seu site mas não sabe por onde começar, o pessoal do Search Engine Watch separou algumas dicas interessantes.

Pense como seus clientes

Os motores de busca têm a brilhante capacidade de formar relações semânticas, o que lhes permite compreender o tema de seu site e seu conteúdo a fim de ajudar na relevância dele para o conteúdo pesquisado.

Nem sempre um usuário vai entender as siglas que você está acostumado a usar internamente como referência para aquilo que faz ou vende em seu site, por isso é preciso tentar "entrar" na cabeça dos clientes e entender como eles pensam. É preciso imaginar como seu produto ou serviço pode ser procurado ou compreendido por potenciais visitantes do site. Isso funciona tanto para os motores de busca quanto para visitantes humanos.

Visitantes de primeira viagem navegam de maneira diferente

Se você quer que os usuários vejam as informações mais importantes do seu site, você tem que colocá-las em áreas comuns. Se você concentra seus produtos em uma área chamada 'Produtos', por exemplo, uma aba direcionando para essa página deve estar na principal área de navegação do site.

Página inicial Canaltech

O pesadelo da navegação

Não há nada mais irritante do que ficar perdido dentro de um site. Por isso, os visitantes devem saber logo nos primeiros segundos, já na página inicial, tudo o que o site oferece. Se não houver uma navegação estrutural, o usuário que estiver em uma página interna do site nunca vai saber onde realmente está.

O mesmo funciona para os motores de busca. É importante lembrar que nem sempre as pessoas - ou os motores de busca - entram em um site pela página inicial.

Navegação estrutural

Página de erro 404

Até mesmo um site organizado e bem administrado é passível de erros, principalmente o famoso 404. Apesar disso, é muito chato quando tentamos entrar em um site e essa página aparece, e isso torna a experiência do usuário ruim.

Uma maneira interessante de tentar melhorar isso é criar uma página de erro 404 personalizada, fornecendo ao usuário uma satisfação em relação àquela falha inesperada. Uma página em branco é sempre a pior escolha. Páginas de erro divertidas são uma boa solução.

404 canaltech