Anatel selecionará 12 mil consumidores para testar qualidade de banda larga

Por Redação | 28.08.2012 às 11:05

Nesta quarta-feira (29) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresenta seu novo programa para selecionar os 12 mil usuários que irão testar a qualidade de banda larga fixa e móvel a partir de outubro.

Os testers são assinantes interessados a participar da medida da Agência e precisarão informá-la a respeito da velocidade dos serviços, se está de acordo com o novo plano de metas ou não. Segundo o regulamento da Anatel, as operadoras deverão garantir que a velocidade da banda larga oferecida aos usuários não seja inferior a 20% do contratado e que, na média mensal, essa taxa não fique abaixo dos previstos 60%. Estes percentuais serão aumentados a cada 12 meses, até atingirem 40% e 80%, respectivamente.

De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a Anatel irá pedir para que os voluntários se inscrevam na nova medida, pois o teste ocorrerá em suas casas. Ainda não foi divulgado o critério de seleção dos participantes nem a metodologia do teste. No entanto, sabe-se que os testers serão escolhidos por um sorteio eletrônico.