Anatel selecionará 12 mil consumidores para testar qualidade de banda larga

Por Redação | 28 de Agosto de 2012 às 11h05
Tudo sobre

Anatel

Nesta quarta-feira (29) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresenta seu novo programa para selecionar os 12 mil usuários que irão testar a qualidade de banda larga fixa e móvel a partir de outubro.

Os testers são assinantes interessados a participar da medida da Agência e precisarão informá-la a respeito da velocidade dos serviços, se está de acordo com o novo plano de metas ou não. Segundo o regulamento da Anatel, as operadoras deverão garantir que a velocidade da banda larga oferecida aos usuários não seja inferior a 20% do contratado e que, na média mensal, essa taxa não fique abaixo dos previstos 60%. Estes percentuais serão aumentados a cada 12 meses, até atingirem 40% e 80%, respectivamente.

De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a Anatel irá pedir para que os voluntários se inscrevam na nova medida, pois o teste ocorrerá em suas casas. Ainda não foi divulgado o critério de seleção dos participantes nem a metodologia do teste. No entanto, sabe-se que os testers serão escolhidos por um sorteio eletrônico.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.