Alcatel-Lucent anuncia software que usa rede Wi-Fi e LTE ao mesmo tempo

Por Redação | 04.03.2015 às 16:30

A Alcatel-Lucent esteve presente na Mobile World Congress 2015, em Barcelona, e apresentou um conceito de combinação de redes para otimizar o tráfego de dados móveis. A empresa disse que até o final do ano deverá disponibilizar a WUN (Wireless Unified Network), uma implementação de software de rede que permite ao usuário combinar a rede Wi-Fi ao mesmo tempo em que usa a rede de dados móveis 3G ou 4G.

Com isso, seria eliminado o problema de interferência da rede Wi-Fi, trazendo um ganho de 30% na performance de tráfego LTE, sem precisar ampliar a rede móvel.

Porém, dois obstáculos deverão ser enfrentados: a atualização no software de controle da rede móvel e uma atualização de software dos handsets, que já vem sendo trabalhada juntamente com fornecedores como a Apple.

A atualização é necessária para que o celular possa gerenciar, de maneira independente, o upload e o download usando o Wi-Fi e o LTE ao mesmo tempo. Uma boa parte dos smartphones atuais já trabalha com esse recurso, precisando apenas de um upgrade do sistema operacional.

O conceito, que já deve acompanhar as femtocells e smalcells vendidas pela empresa, funcionando também em macrocells, faz com que o usuário receba os dados pelo WI-Fi de casa, enquanto transmite a rede LTE caso esteja conectado em apenas uma ERB de grande cobertura. Em alguns casos, será possível combinar a rede LTE e o Wi-Fi no download.

Futuramente, a empresa pretende implantar a funcionalidade nativamente nos chipsets dos smartphones.