Agora é possível tirar CPF gratuitamente, e pela internet

Por Redação | 03 de Agosto de 2012 às 12h00

A Receita Federal anunciou que desde ontem (02), a população pode contar com um novo serviço disponível em sua página na web. Agora é possível realizar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet. O serviço será gratuito e funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados.

Para fazer o pedido de inscrição, a pessoa deve entrar na página da Receita Federal e preencher um formulário eletrônico específico com os seguintes dados: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome da mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.

Em seguida será gerado, automaticamente, o número de inscrição no CPF e o "Comprovante de Inscrição no CPF". É importante que o solicitante anote esse número ou imprima o comprovante, mas vale lembrar que este documento poderá ser impresso de imediato ou posteriormente, quantas vezes forem necessárias, sem qualquer custo para o solicitante.

Apenas nos casos em que haja inconsistência nos dados informados pelo solicitante que impossibilite a efetivação de sua inscrição, ele será devidamente orientado a dirigir-se à unidade de atendimento das conveniadas (ECT, BB e CEF).

Antes desse serviço online, a população precisava comparecer até alguma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O valor para realizar a inscrição nestes locais é de R$ 5,70.

Mas a Receita Federal informa que "a Inscrição CPF Internet não acaba com os canais tradicionais de atendimento CPF, realizados pela ECT, BB e CEF. Desse modo, a pessoa física que possuir título de eleitor poderá solicitar sua inscrição no CPF tanto pela internet quanto por intermédio dessas entidades conveniadas".

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!