Advogado de Snowden acredita na prorrogação de asilo russo

Por Redação | 05 de Junho de 2014 às 18h30
photo_camera Divulgação

Em entrevista a uma rádio alemã nesta quinta-feira (5), o advogado do ex-analista dos Estados Unidos, Edward Snowden, afirmou que espera que o seu cliente tenha o asilo prorrogado na Rússia após o mês de julho. Wolfgang Kaleck demonstrou confiança e disse que presumia que o seu asilo seria estendido. As informações são da Agência Reuters.

O país euro-asiático concedeu asilo de um ano a Snowden, que começou em agosto de 2013 e termina no final de julho deste ano, mesmo diante do desejo dos americanos de que o ex-analista fosse enviado de volta para o seu país a fim de enfrentar acusações criminais. Snowden expôs várias informações secretas do governo norte-americano à imprensa mundial, incluindo vigilância na internet e gravações telefônicas feitas pelo governo dos Estados Unidos.

Com o auxílio do governo russo, muito foi especulado sobre o interesse de Moscou nas informações que Snowden poderia fornecer. No entanto, ele afirmou que não está sob o controle do governo da Rússia e que não forneceu nenhum documento de inteligência aos seus governantes.

Diante da informação divulgada pelo asilado das escutas telefônicas realizadas pelos Estados Unidos ao governo alemão, incluindo a presidente Angela Merkel, Kaleck pediu para que o comitê parlamentar alemão solicitasse uma audiência na Alemanha. O governo alemão quer interrogar Snowden com o objetivo de dar continuidade às investigações sobre a vigilância em massa do povo e de seus governantes, como já mencionado.

Vale lembrar que a espionagem aos cidadãos alemães afetou diretamente a diplomacia entre Berlim e Washington, levando inclusive a um pedido de desculpas do presidente Barack Obama.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.