Acredite: para muitos, a computação em nuvem fica prejudicada em dias chuvosos!

Por Redação | 31 de Agosto de 2012 às 11h43

Uma pesquisa realizada pelo Wakefield Research para a Citrix apontou que por mais que os americanos estejam adotando cada vez mais a computação em nuvem para o seu dia a dia, isso não quer dizer que eles realmente entendam sobre o assunto.

Saiba mais sobre computação em nuvem

Foram 1.004 pessoas entrevistadas. Dentre elas, a maioria achava que o termo "nuvem" estava relacionado a nuvens reais no céu e 29% acharam que tinha a ver com condições meteorológicas. Apenas 16% reconheceram a nuvem como o termo comum quando nos referimos a uma rede de computador que armazena dados de dispositivos conectados à Internet.

Mas a falta de conhecimento a respeito do assunto não para por aí. Cerca de 51% dos entrevistados acreditam que algumas nuvens de chuva no céu podem interferir diretamente em sua conexão à Internet. Principalmente na hora de realizar upload ou download de dados por meio da computação em nuvem.

Computação em nuvem e tempestade

Mas outro número apontado pela pesquisa deixa claro que as pessoas são capazes de tirar vantagem da computação em nuvem mesmo sem realmente saber identificá-la. Mais de 90% do grupo entrevistado admitiu o uso de várias ferramentas que utilizam o armazenamento em nuvem para dados do usuário. Por exemplo: compras online, Facebook, compartilhamento de arquivos, armazenamento de fotos, vídeos e músicas em vários serviços da Web e etc.

Quando perguntado por que usar a computação em nuvem não era uma prioridade para eles, os entrevistados mostraram uma preocupação com a privacidade, segurança e altos custos. No entanto, alguns entrevistados acreditam que as empresas podem reduzir os custos com serviços de nuvem.

Confira outros dados levantados pela pesquisa:

  • 54% dos entrevistados afirmaram não usar a nuvem quando utilizam seus dispositivos conectados à Internet.
  • Mais de 50% acreditam que quando amigos, familiares e colegas de trabalho se referem à nuvem durante uma conversa, eles não fazem ideia do que se trata.
  • 1/3 dos entrevistados assumiu que finge entender referências à nuvem no trabalho.
  • 14% afirmaram entender a computação em nuvem durante uma entrevista de emprego
  • 60% dos entrevistados acreditam que a "empresa do futuro" existirá inteiramente na nuvem.
Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.