A partir de hoje está liberada a propaganda eleitoral, inclusive na internet

Por Ultradownloads | 06 de Julho de 2012 às 11h55
Eleições 2012 na internet

A partir dessa sexta-feira, 06/07, está liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a veiculação de propagandas políticas de candidatos a prefeito, vice e vereadores, inclusive na internet.

A propaganda nas redes sociais também começa hoje, mas esse assunto ainda é complicado devido à liberdade de expressão. A presidente do TSE, a ministra Carmem Lúcia, diz que "o acúmulo de litígios através de contatos e redes sociais deve aumentar", e afirma que o judiciário deverá ficar atento a essas publicações.

Vale lembrar que qualquer tipo de propaganda paga é proibido, assim como a veiculação em sites governamentais ou de pessoas jurídicas. Outro detalhe é que as mensagens enviadas via correio eletrônico pelos candidatos deve possuir a opção de cancelamento de recebimento por parte do usuário.

Outra liberação que acontece hoje diz respeito ao "barulho". Os candidatos, partidos ou coligações podem utilizar alto-falantes ou amplificadores de som em suas sedes ou em veículos entre as 08 e 22 horas, e os comícios podem utilizar aparelhagem de som das 08 às 24 horas.

Já as propagandas veiculadas na televisão e no rádio serão liberadas apenas no dia 21 de agosto. O primeiro turno das Eleições Municipais 2012 acontece no dia 07 de outubro.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.