Publicidade

8 dicas para mandar bem no e-mail marketing

Por| 22 de Junho de 2016 às 08h38

Link copiado!

8 dicas para mandar bem no e-mail marketing
8 dicas para mandar bem no e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta muito útil utilizada por empresas de vários ramos como um dos meios de comunicação entre companhia e cliente. Hoje em dia, não é difícil disparar vários e-mails para uma lista e há inúmeras empresas especializadas no setor, mas, independentemente de como, é fato que algumas práticas precisam ser bem pensadas — tanto para não desperdiçar o potencial da ferramenta quanto para não incomodar o seu público.

Então, aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a aprimorar o seu e-mail marketing de maneira simples e eficaz.

1. Direto ao ponto

Talvez a principal dica para uma campanha de e-mail marketing ser bem-sucedida seja esta: mantenha o foco. Optar por textos curtos, mas objetivos e que vão direto ao ponto é a melhor forma de se comunicar com o seu público. Condense informações e opte por tópicos autoexplicativos em vez de textos corridos extensos e lembre-se que o “panorama-geral” do e-mail precisa ser compreendido pelo leitor o mais rápido possível.

Continua após a publicidade

2. Use imagens com cuidado

Muitos serviços de e-mail bloqueiam o carregamento automático de imagens pelas mais diversas razões. Assim, se o seu cliente não reativou esta função ou mesmo ativou-a deliberadamente, ele terá problemas para receber o seu conteúdo se ele se basear apenas em imagens.

Além disso, e-mails em que nenhum texto carrega e as imagens ficam bloqueados podem passar a impressão de algo ilegítimo para os mais leigos, então é importante encontrar um equilíbrio entre escrita e imagens a fim de não sofrer com estes problemas.

3. Automatize quando puder

Continua após a publicidade

Criar campanhas automáticas pode ser uma saída muito inteligente para dar conta das necessidades do seu público de forma mais específica. Assim, você gasta menos tempo onde não é necessário e, de quebra, vai ao encontro daquilo que seus clientes procuram. Por fim, você pode investir os minutos e recursos poupados pela automatização na construção de relacionamento com o seu público.

4. Evite palavras típicas de spam

Saiba quais são as palavras proibidas, aquelas que normalmente são identificadas pelos serviços de e-mail como típicas de spam. O terror do e-mail marketing é ser confundido com um spam, então, evite ao máximo usar construções de frases que sugiram coisas mirabolantes além de termos como “gratuito”, “sem custos”, “ganhe dinheiro” e por aí vai.

Abusar de pontos de exclamação e de letra em caixa alta também é outra característica manjada dos spammers, então procure adotar um estilo de escrito que se distancie disso. Lógico que, dependendo do seu negócio, é impossível não usar algumas palavras associadas a spam, por isso o ideal é encontrar um equilíbrio e reduzir ao máximo a quantidade delas em seu e-mail marketing.

Continua após a publicidade

5. Teste os e-mails antes de enviá-los

Você montou tudo e ficou lindo: o layout, as imagens, o texto, os links, enfim, tudo. Depois de disparar para as suas listas, você percebeu um problema que não tinha visto antes e já começa a bater aquele desespero. Lógico que, caso isso aconteça, nem tudo está perdido — salvo se você por acaso colou links do seu concorrente no corpo do e-mail.

Você já deve ter ouvido falar que uma pessoa prevenida vale por duas, então é isto: previna-se. Antes de disparar suas mensagens, teste tudo para ver se está nos conformes. Torne essa prática constante e você provavelmente vai minimizar os problemas.

6. Adapte tudo para o mobile

Continua após a publicidade

O mundo digital está cada vez mais mobile, por isso este tópico é, mais do que uma dica, uma regra: adapte o seu conteúdo para os dispositivos móveis. Não adianta nada fazer um e-mail marketing lindo e informativo se ele fica todo truncado ao ser aberto em um smartphone.

7. Aposte nos botões de compartilhamento

Equipar o seu e-mail marketing com botões para compartilhamento de conteúdo em redes sociais é algo que custa pouco, pode manter o bom visual da mensagem e, ainda, resultar em um alcance ainda maior da sua proposta. Em um mundo integrado, esses pequenos detalhes podem ser cruciais para chegar a cada vez mais pessoas.

8. Segmentação e análise

Continua após a publicidade

A internet é uma ferramenta poderosa para a publicidade, afinal é uma das poucas que permite uma segmentação precisa dos públicos que você quer atingir. Assim, conhecer bem com quem você está lidando e trabalhar para que as informações alcancem seus públicos de forma específica é essencial para não perder tempo nem dinheiro no e-mail marketing.

Além de ficar de olho nos públicos aos quais você quer atingir, analisar de forma cuidadosa os resultados de suas campanhas também é essencial para não desperdiçar recursos. Tente usar gráficos e planilhas para tornar estas informações legíveis e não as deixe de lado na hora de elaborar novas campanhas.

E aí, gostou das dicas? Tem algumas outras regras que você segue e julga essenciais? Deixe a sua opinião aqui embaixo, nos comentários.