75% das pessoas utilizam emojis em suas mensagens de trabalho

Por Redação | 12 de Janeiro de 2016 às 15h42

Os emojis ganharam relevância na comunicação do mundo atual. Compostos por caracteres padronizados lidos no padrão Modern Unicode, os "emoctions" nos permitem uma análise detalhada de como as pessoas transmitem sentimentos e intenções através de uma mensagem de texto. A popularidade é tão grande que, segundo uma pesquisa da Arkadin, empresa de comunicações colaborativas, atualmente há cerca de 845 emojis ao redor do mundo.

A pesquisa ainda mostra que quanto mais expressivo o traço, maior é a intenção de sentimento que se quer representar na mensagem. Tal sentimento é uma faísca para um engajamento emocional com a informação recebida, sendo essência da comunicação moderna. Outros dados obtidos na análise realizada pela Arkadin mostram a abrangência e popularidade que tais emojis estão ganhando. Quatro de cada cinco pessoas entre 18 e 65 anos utilizam emojis em seu cotidiano, seja para mensagens pessoais ou de trabalho.

Cerca de 75% das pessoas entrevistadas afirmaram que usam as "carinhas" em mensagens no trabalho. Sendo assim, é possível concluir que os emojis não só transmitem sentimento na mensagem, mas mostram ao receptor como o conteúdo recebido deve ser interpretado. Se você ainda não está convencido de que os emojis estão revolucionando a comunicação, a pesquisa mostra que eles são uma espécie de linguagem global, presentes e compreendidos nos quatro maiores sistemas do mundo: Windows, Android, Mac e iOS. Isso gera uma base de uso de 6 bilhões de pessoas.

Os dados obtidos também mostram que o emoji mais utilizado nas línguas inglesa, espanhola, italiana e portuguesa é o rosto sorriso; Já na língua francesa os corações são quatro vezes mais populares. Uma outra curiosidade interessante é a superioridade do uso de símbolos positivos sobre os negativos. De acordo com a pesquisa da Arkadin, 70% dos emojis expressam emoções positivas, enquanto apenas 15% demonstram emoções negativas. Com as informações da pesquisa, podemos concluir que os emojis facilitam o entendimento da mensagem, tornam o dia a dia corporativo mais humano e une equipes de maneira mais eficaz e divertida.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.