75% das pessoas utilizam emojis em suas mensagens de trabalho

Por Redação | 12.01.2016 às 15:42

Os emojis ganharam relevância na comunicação do mundo atual. Compostos por caracteres padronizados lidos no padrão Modern Unicode, os "emoctions" nos permitem uma análise detalhada de como as pessoas transmitem sentimentos e intenções através de uma mensagem de texto. A popularidade é tão grande que, segundo uma pesquisa da Arkadin, empresa de comunicações colaborativas, atualmente há cerca de 845 emojis ao redor do mundo.

A pesquisa ainda mostra que quanto mais expressivo o traço, maior é a intenção de sentimento que se quer representar na mensagem. Tal sentimento é uma faísca para um engajamento emocional com a informação recebida, sendo essência da comunicação moderna. Outros dados obtidos na análise realizada pela Arkadin mostram a abrangência e popularidade que tais emojis estão ganhando. Quatro de cada cinco pessoas entre 18 e 65 anos utilizam emojis em seu cotidiano, seja para mensagens pessoais ou de trabalho.

Cerca de 75% das pessoas entrevistadas afirmaram que usam as "carinhas" em mensagens no trabalho. Sendo assim, é possível concluir que os emojis não só transmitem sentimento na mensagem, mas mostram ao receptor como o conteúdo recebido deve ser interpretado. Se você ainda não está convencido de que os emojis estão revolucionando a comunicação, a pesquisa mostra que eles são uma espécie de linguagem global, presentes e compreendidos nos quatro maiores sistemas do mundo: Windows, Android, Mac e iOS. Isso gera uma base de uso de 6 bilhões de pessoas.

Os dados obtidos também mostram que o emoji mais utilizado nas línguas inglesa, espanhola, italiana e portuguesa é o rosto sorriso; Já na língua francesa os corações são quatro vezes mais populares. Uma outra curiosidade interessante é a superioridade do uso de símbolos positivos sobre os negativos. De acordo com a pesquisa da Arkadin, 70% dos emojis expressam emoções positivas, enquanto apenas 15% demonstram emoções negativas. Com as informações da pesquisa, podemos concluir que os emojis facilitam o entendimento da mensagem, tornam o dia a dia corporativo mais humano e une equipes de maneira mais eficaz e divertida.