5G já chegará a cidades nos EUA nos próximos meses

Por Redação | 02.02.2017 às 14:52
photo_camera Divulgação

O 5G já está se tornando uma realidade para alguns consumidores. Isso pelo menos nos Estados Unidos. Esta semana, a AT&T anunciou que será a primeira grande operadora do país a ter esta oferta, iniciando a venda de pacotes em algumas cidades no país.

A companhia iniciará sua cobertura em duas cidades na região central do país - Indianapolis, no estado de Indiana, e Austin, no Texas. A nova rede de alta velocidade da operadora será chamada de "5G Evolution" e prometerá velocidades de até 400 Mbps, quarenta vezes mais do que as oferecidas pelas redes atuais de 4G.

Aí é que entra a "esperteza" da AT&T. Conforme demonstrado em diversos eventos tecnológicos, incluindo a Futurecom (realizada no Brasil no ano passado), as verdadeiras redes 5G prometem velocidades na casa dos gigabits por segundo, o que poderá colocar serviços de banda larga móvel no mesmo nível que as cabeadas.

Para explicar o seu 5G, a AT&T afirmou que estas primeiras redes poderão chegar a velocidades maiores no futuro. Este passo inicial na direção do 5G faz parte de uma renovação na infraestrutura de rede da companhia, chamada de Network 3.0. O plano da operadora é tornar o seu hardware existente mais capaz, evitando novos investimentos em fibra.

O investimento da operadora norte-americana também está seguindo em outras frentes. A companhia anunciou um projeto chamado AirGig, em que usará linhas de energia elétrica para transmitir dados e entregar Wi-Fi em clientes residenciais.

Fonte: The Verge