5 TED Talks imperdíveis sobre tecnologia

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

As conferências da organização não-governamental (ONG) TED (sigla para Technology, Entertainment, Design ou, em português, "Tecnologia, Entretenimento, Design") começaram em 1990, seis anos após a fundação da ONG. Desde então, os eventos organizados pela instituição mobilizam milhões de pessoas ao redor do mundo em torno de conversas com grandes figuras da sociedade.

A tecnologia, como o próprio nome da ONG já deixa claro, é um tema recorrente em suas conferências. Grandes nomes, como Bill Gates, Larry Page e Sergey Brin já palestraram durante os eventos realizados pelo TED, além de centenas de outras figuras menos conhecidas, mas com trabalhos importantes no mundo da tecnologia.

Confira agora cinco conferências imperdíveis sobre tecnologia e internet que já foram realizadas em um TED Talks.

1. Margaret Gould Stewart – Como os grandes sites criam designs para você (e para outros bilhões também)

Em março de 2014, a diretora de design de produto do Facebook, Margaret Gould Stewart, conversou sobre as três regras básicas para design em uma escala massiva. Na conferência, ela deixa claro que mesmo falhas em pequenos detalhes podem ter consequências terríveis a nível global.

2. Chris Anderson – A Cauda Longa da Tecnologia

Em fevereiro de 2004, o então editor da revista Wired, Chris Anderson, conversou com o público sobre os quatro estágios-chave de produtos de tecnologia no mundo atual: definição de preço, conquista de fatias de mercado, deslocar uma tecnologia já estabelecida e, por fim, tornar-se obsoleta.

3. Mitch Resnick – Vamos ensinar as crianças a programarem

Era novembro de 2012 Mitch Resnick, do Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), expôs ao mundo a sua visão sobre a importância de ensinar programação às crianças. Em uma conversa descontraída, ele tratou de alguns benefícios que a prática pode trazer aos pequenos, tornando-os capazes de não apenas “ler”, mas também de criar novas tecnologias.

4. Elon Musk – A mente por trás da Tesla, SpaceX, SolarCity...

Apontado como o Tony Stark da vida real, o empresário multimilionário Elon Musk conversou com o mundo durante o TED Talks em fevereiro de 2013. Responsável pela fundação de iniciativas como PayPal, Tesla Motors e SpaceX, ele participou de uma conversa sobre seus projetos visionários com o curador do TED, Chris Anderson. Carros elétricos, energia solar e foguetes reutilizáveis foram alguns dos temas deste bate-papo.

5. Jason Pontin – A tecnologia é capaz de resolver os nossos problemas?

Os avanços da tecnologia nos trouxeram inúmeros benefícios e confortos e, desde que tal evolução começou a engrenar, durante o século XX, a pergunta que se faz é: a tecnologia é capaz de solucionar os nossos problemas? Em fevereiro de 2013, Jason Pontin, editor-chefe do MIT Technology Review, tentou responder a essa pergunta durante uma conferência do TED Talks.

Tem alguma dica bacana envolvendo um TED Talks sobre tecnologia? Então, vamos lá: compartilhe sua sugestão na caixa de comentário logo abaixo. E, caso você se interesse pelo tema, clique aqui para conferir todos os TED Talks sobre tecnologia.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.