Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

4 dicas para ajudar o seu negócio online a decolar em 2018

Por| 14 de Fevereiro de 2018 às 08h47

Link copiado!

mavoimages/Depositphotos
mavoimages/Depositphotos

* Por Valéria Molina

O começo do ano pode ser um bom momento para refletir sobre nossos objetivos de vida. A maioria das pessoas estabelece resoluções para o novo ano como, ser mais saudável, fazer alguma viagem, economizar mais dinheiro, e entre outros. Então, por que não pensar no seu negócio e estabelecer novas metas de crescimento? O início do ano pode ser o momento ideal para refletir sobre as ações e desempenho do seu negócio no passado e reestabelecer metas que podem ajudar a seguir em frente e crescer.

Os primeiros meses do ano são ideais para revisões estratégicas e financeiras, pois você pode rever as ações que funcionaram no ano passado e adaptar de acordo com seus objetivos para 2018. Por exemplo, investir em ações e ferramentas que façam sentido e estejam alinhadas com suas novas estratégias, assim se uma ferramenta de SEO (Search Engine Optimization) custar mais caro que um anúncio em mídias sociais, porém se seu objetivo é crescer em busca orgânica, pode valer mais a pena investir em SEO, mesmo sendo um pouco mais caro, pois você vai estar focando diretamente na sua meta.

Uma vez que seus objetivos estiverem claros, basta construir o caminho para alcança-los. Existem algumas ações simples que podem te dar o suporte necessário para ajudar a alcançar seus objetivos em 2018.

Continua após a publicidade

Separe um orçamento para marketing

Anúncios, banners, propagandas, e-mail marketing e entre outras ações de marketing podem ajudar o seu negócio ir para frente, pois te coloca em destaque. Mesmo se a sua empresa for considerada pequena, existem diversas ferramentas e ações que se encaixam em orçamentos enxutos, específicas para ajudar a microempresas e empreendedores independentes.

O marketing digital ajuda na visibilidade do seu negócio e na conquista de novos clientes. Uma estratégia de e-mail marketing, por exemplo, pode ajudar a aproximar a marca do cliente, pois o mantém por dentro das novidades e pode ser direcionada de acordo com o perfil de cada um. Além disso, as Mídias Sociais proporcionam interação entre cliente e empresa, o que pode elevar a percepção e reconhecimento de marca.

Seja encontrado na Internet

Continua após a publicidade

SEO, ou Search Engine Optimization, é a otimização feita com o conteúdo do site. Ou seja, na hora que você está montando seu site, descrevendo seu negócio, produtos e serviços, você pode pensar em palavras chaves inteligentes para que ajudem a sua página na web a aparecer nos primeiros resultados de uma busca orgânica na Internet. Você pode fazer isso sozinho enquanto está construindo seu site, com alguma ferramenta de SEO ou pode até mesmo contratar um profissional especializado na área. Com um conteúdo interessante e palavras chaves poderosas, você pode gastar pouco e ser mais facilmente encontrado online por seus clientes.

Já o SEM, ou o Search Engine Marketing, é o famoso Pay Per Click (PPC), ou seja, o serviço que você paga para que seu negócio apareça mais perto do topo da lista baseado em algumas palavras chaves que façam sentido para o seu negócio, o que resulta em mais visibilidade em buscas orgânicas. e seu site vai aparecer no topo da tela numa ferramenta de busca.

Ambas as estratégias podem trazer benefícios para o negócio, pois podem ajudar a aumentar a visibilidade online e potencialmente trazer mais clientes. O ideal é combinar ambos SEO e SEM para potencializar o seu alcance.

Aproveite as mídias sociais

Continua após a publicidade

As redes sociais podem ser suas aliadas para divulgar sua marca. Claro que, a forma como você deve se comunicar com seu público nas diferentes redes é muitas vezes diferente dos anúncios, pois o público estará recebendo a mensagem a partir de plataformas que incentivam o compartilhamento e engajamento ativo. Portanto, quando criar conteúdo para mídias sociais a ideia é oferecer algo além do produto, mas sim fontes e informações úteis que se comuniquem com seu setor de atuação. Dessa forma, você pode começar a se posicionar como um expert na área e atrair mais clientes pela confiabilidade e expertise que está compartilhando.

Além disso, essas estratégias são facilmente mensuráveis, pois você terá acesso ao número de interações, compartilhamentos, likes e entre outros pontos que podem te ajudar a entender melhor o que seu público alvo está buscando.

Esteja protegido

Vale mencionar que é importante de investir em Certificado SSL para o seu site, ou seja, a segurança digital que ajuda a proteger a transmissão dos dados dos seus clientes, além de proteger o site para ajudar a garantir que suas informações e as de seus clientes estarão mais seguras. Além disso, o cadeado verde na lateral da barra de endereço, mostrando que o site possui um Certificado SSL, ajuda a passar mais confiabilidade aos visitantes de seu site, já que comprova que você fez um esforço a mais para proteger seu site e os dados dos seus clientes. Em adição a isso, sites que possuem um Certificado SSL tendem a aparecer no topo da lista de resultados de pesquisas no Google, pois a plataforma de pesquisas utiliza um algoritmo que filtra os resultados a partir do Certificado SSL.

Continua após a publicidade

Planejamentos e estratégias digitais podem parecer desafiadoras no começo, no entanto, uma vez que você consegue alinhar essas dicas às metas do seu negócio online, 2018 pode ser um ano de crescimento para seu empreendimento.

* Valéria Molina é diretora de marketing para a GoDaddy no Brasil