3 maneiras de levar trabalhadores remotos ao escritório

Por Redação | 24.12.2014 às 16:45

A internet é uma ótima maneira de encontrar uma quantidade absurdamente enorme de conteúdo, assim como também é uma fonte de diversão e entretenimento. Contudo, o que nem todos imaginam é o fato de que ela pode ser utilizada para que diversos profissionais trabalhem de dentro de suas casas para uma ou mais empresas.

O problema é que, em muitos casos, esses trabalhadores remotos precisam entrar em contato com seus colegas de trabalho ou com seus chefes, sendo que a distância é o maior empecilho para que isso aconteça. Afinal de contas, pessoas morando em cidades distantes nem sempre estão disponíveis para viagens frequentes.

Por conta disso, o pessoal responsável pelo blog da empresa Nextiva, companhia especializada em serviços na nuvem, realizou um pequeno estudo mostrando como a comunicação entre quem trabalha em casa e quem atua nas empresas pode ser mais eficiente – para ser mais específico, eles separaram essa pequena pesquisa em três tópicos.

Vamos aos detalhes...

  • Ainda segundo a Nextiva, 80% das pessoas que trabalham em casa se sentem mais próximas de seus colegas de trabalho do que aqueles que se deslocam até suas empresas. Isso porque serviços de comunicação instantânea facilitam imensamente o contato, sendo os famosos chats um grande exemplo disso.
  • Também no sentido de facilitar a comunicação, acredita-se que criar um ambiente propício para isso seja a chave. Como exemplo, há as redes sociais que são voltadas para amigos e familiares. Com ferramentas profissionais deste tipo, a criatividade e o compromisso, fica fácil manter contato com as pessoas e, ao mesmo tempo, acompanhar melhor todos os passos de projetos em andamento.
  • Por fim, a Nextiva cita as reuniões importantes. É necessário investir em tecnologias de compartilhamento de telas ou em projetores para que os outros envolvidos saibam do que você está falando, mesmo que seja por meio do Skype, por exemplo. Com isso, a comunicação acontece sem problemas e as ideias têm uma maior chance de surgir.