21 atalhos do Firefox que você precisa conhecer

Torne-se um ninja no Firefox através do emprego de alguns desses atalhos de teclado. Ao trabalhar com eles, a sua experiência na navegação pela web pode se tornar muito mais eficiente.

Vários dos atalhos a seguir possuem versão tanto para Windows quanto para Mac. Enquanto no Windows as combinações são com a tecla Ctrl, no Mac ela será substituída pela tecla Command. Quando o atalho não existir em um dos sistemas, ou for bastante diferente, serão listados os dois modos.

Gerenciamento de guias e janelas

1. Marcar todas as guias

Você provavelmente conhece o comando Ctrl + D para marcar a página atual, mas você sabia que o Ctrl + Shift + D permite que você guarde todas as guias na janela atual? Esse atalho é de grande ajuda para marcar um grupo de guias para que possam ser fechadas juntas, a fim de minimizar o número de abas que estiverem abertas, quando são inúmeras.

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

2. Abrir link em uma nova aba

Alguns links são codificadas para abrir na página atual, enquanto outros abrem uma guia. Para assumir o controle sobre isso, pressione Ctrl + clique no link para abri-lo na página atual em outra aba. E da mesma forma use o Ctrl + Shift + clique no link para abri-lo em uma nova janela.

3. Pular para a anterior ou para a próxima guia

No Windows, use a combinação Ctrl +Tab para mover para direita e Ctrl + Shift + Tab para mover para a esquerda.

No Mac, use Command + Option + seta para direita para saltar uma guia adiante e Command + Option + seta para esquerda para saltar para a aba anterior.

4. Ir para uma guia específica

Para saltar para uma guia específica, das muitas que você tiver abertas, pressione Ctrl + qualquer número de 1 a 9. Ctrl + 1 saltará para a primeira, a da extremidade da esquerda e Ctrl + 5 saltará para a quinta guia da esquerda para direita. Desse modo o uso do teclado é realmente útil apenas se o seu número de abas for até 9.

5. Traga de volta abas já fechadas

Você provavelmente usa o comando Ctrl + T para abrir novas abas, mas você sabia que o Ctrl + Shift + T abre abas previamente fechadas? O Firefox é capaz de abrir atá as 10 últimas abas fechadas.

6. Arraste as guias

O Firefox é muito flexível quando se trata de mover as suas abas. Você pode clicar e arrastaruma guia para movê-la entre as fileiras de abas abertas na janela atual. Você também pode arrastar uma guia para fora da janela atual e iniciar uma nova janela ou arrastá-la de uma janela para outra janela.

7. Minimize janelas

Pressione Alt + barra de espaço + N para minimizar a janela atual. No Mac use Command + M.

8. Feche a guia ou a janela atual

Este atalho substitui a necessidade de clicar no pequeno x para fechar uma guia. Em vez disso, use Ctrl + W para fechar a guia atual, e para fechar a janela atual, use Ctrl + Shift + W.

9. Abra uma janela privada

Pressione Ctrl + Shift + P para abrir uma janela de navegação anônima.

10. Limpe o histórico

Pressione Ctrl + Shift + Delete para limpar o seu histórico recente. Você pode escolher um intervalo de tempo da última hora, últimas duas horas, últimas quatro horas, hoje ou tudo.

Navegação na página

11. Para frente e para trás

Você pode voltar uma página em sua guia atual, simplesmente pressionando a tecla Backspace e para avançar uma página, use a combinação Shift + Bakspace. No Mac use a tecla Delete.

12. Para cima e para baixo

Quando você estiver lendo uma página (e não preenchendo algum formulário, usando o Google Docs ou algo que não envolva o cursor no Firefox), use a barra de espaço para descer a página em uma página e Shift + barra de espaço para subir a página.

13. Superior ou inferior

Pressione Ctrl + seta para cima para subir ao topo da página ou simplesmente use a tecla Home. Ou use a combinação Ctrl + seta para baixo para ir até o fim da página, ou simplesmente pressione a tecla End. No Mac, use Command + seta para cima para ir ao topo da página e Command+ seta para baixo para ir ao fim da página.

14. Pare o carregamento de uma página

Se uma página está demorando muito para carregar, pressione Esc para parar o carregamento e para recarregar a página, pressione Ctrl + R.

15. Controles de zoom

Se você tem dificulades para ler uma fonte pequena em uma página, pressione Ctrl + Shift + = (sinal de igual) para aumentar o zoom. Para diminuir o zoom, pressione a combinação Ctrl + Shift + - (sinal de menos). Para voltar ao nível de zoom padrão, pressione Ctrl + Shift + 0 (zero).

16. Ir para a barra de pesquisas

O Firefox possui uma barra de pesquisas ao lado da sua barra de URL que permite que você faça as suas pesquisas a partir de alguns motores de busca. Pressione Ctrl + K para assumir o controle da barra de pesquisas e possa introduzir então uma palavra chave ou frase.

17. Selecione um motor de busca

Use Ctrl + seta para cima e Ctrl + seta para baixo para percorrer os motores de busca para escolher algum deles como o padrão. Da mesma forma, use as teclas Alt + seta (para cima ou para baixo) para selecionar o seu mecanismo de pesquisa padrão. No Mac use a tecla Option no lugar da tecla Tab.

18. Vá para a barra URL

Pressione Ctrl + L ou F6 para assumir o controle da barra URL.

19. Barra de localização

Use Ctrl + F para abrir a barra de localização para procurar texto na página atual. Você também pode usar a tecla / (barra para direita) para abrir a barra de localização rápida, que é apenas a barra de localização regular, sem os botões All e Match Case. Ao procurar por texto com a barra de localização ou a barra de localização rápida, use Ctrl + G para ir para a próxima ocorrência do termo de pesquisa na página ou utilize o Ctrl + Shift + G para ir para a instância anterior.

20. Silencie uma guia barulhenta

Como o Chrome, o Firefox exibe um ícone de alto-falante em qualquer guia que representa a reprodução do áudio. Ao contrário do Chrome, no Firefox você pode clicar nesse ícone de alto-falante para silenciar a guia.

21. Veja todos os seus downloads

Use Ctrl + J para visualizar todos os arquivos que você baixou com o Firefox.

Pronto! Essas foram as 21 dicas de atalhos para otimizar a sua experiência no Firefox.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.