21 atalhos do Firefox que você precisa conhecer

Por Dimitri Pereira

Torne-se um ninja no Firefox através do emprego de alguns desses atalhos de teclado. Ao trabalhar com eles, a sua experiência na navegação pela web pode se tornar muito mais eficiente.

Vários dos atalhos a seguir possuem versão tanto para Windows quanto para Mac. Enquanto no Windows as combinações são com a tecla Ctrl, no Mac ela será substituída pela tecla Command. Quando o atalho não existir em um dos sistemas, ou for bastante diferente, serão listados os dois modos.

Gerenciamento de guias e janelas

1. Marcar todas as guias

Você provavelmente conhece o comando Ctrl + D para marcar a página atual, mas você sabia que o Ctrl + Shift + D permite que você guarde todas as guias na janela atual? Esse atalho é de grande ajuda para marcar um grupo de guias para que possam ser fechadas juntas, a fim de minimizar o número de abas que estiverem abertas, quando são inúmeras.

2. Abrir link em uma nova aba

Alguns links são codificadas para abrir na página atual, enquanto outros abrem uma guia. Para assumir o controle sobre isso, pressione Ctrl + clique no link para abri-lo na página atual em outra aba. E da mesma forma use o Ctrl + Shift + clique no link para abri-lo em uma nova janela.

3. Pular para a anterior ou para a próxima guia

No Windows, use a combinação Ctrl +Tab para mover para direita e Ctrl + Shift + Tab para mover para a esquerda.

No Mac, use Command + Option + seta para direita para saltar uma guia adiante e Command + Option + seta para esquerda para saltar para a aba anterior.

4. Ir para uma guia específica

Para saltar para uma guia específica, das muitas que você tiver abertas, pressione Ctrl + qualquer número de 1 a 9. Ctrl + 1 saltará para a primeira, a da extremidade da esquerda e Ctrl + 5 saltará para a quinta guia da esquerda para direita. Desse modo o uso do teclado é realmente útil apenas se o seu número de abas for até 9.

5. Traga de volta abas já fechadas

Você provavelmente usa o comando Ctrl + T para abrir novas abas, mas você sabia que o Ctrl + Shift + T abre abas previamente fechadas? O Firefox é capaz de abrir atá as 10 últimas abas fechadas.

6. Arraste as guias

O Firefox é muito flexível quando se trata de mover as suas abas. Você pode clicar e arrastaruma guia para movê-la entre as fileiras de abas abertas na janela atual. Você também pode arrastar uma guia para fora da janela atual e iniciar uma nova janela ou arrastá-la de uma janela para outra janela.

7. Minimize janelas

Pressione Alt + barra de espaço + N para minimizar a janela atual. No Mac use Command + M.

8. Feche a guia ou a janela atual

Este atalho substitui a necessidade de clicar no pequeno x para fechar uma guia. Em vez disso, use Ctrl + W para fechar a guia atual, e para fechar a janela atual, use Ctrl + Shift + W.

9. Abra uma janela privada

Pressione Ctrl + Shift + P para abrir uma janela de navegação anônima.

10. Limpe o histórico

Pressione Ctrl + Shift + Delete para limpar o seu histórico recente. Você pode escolher um intervalo de tempo da última hora, últimas duas horas, últimas quatro horas, hoje ou tudo.

Navegação na página

11. Para frente e para trás

Você pode voltar uma página em sua guia atual, simplesmente pressionando a tecla Backspace e para avançar uma página, use a combinação Shift + Bakspace. No Mac use a tecla Delete.

12. Para cima e para baixo

Quando você estiver lendo uma página (e não preenchendo algum formulário, usando o Google Docs ou algo que não envolva o cursor no Firefox), use a barra de espaço para descer a página em uma página e Shift + barra de espaço para subir a página.

13. Superior ou inferior

Pressione Ctrl + seta para cima para subir ao topo da página ou simplesmente use a tecla Home. Ou use a combinação Ctrl + seta para baixo para ir até o fim da página, ou simplesmente pressione a tecla End. No Mac, use Command + seta para cima para ir ao topo da página e Command+ seta para baixo para ir ao fim da página.

14. Pare o carregamento de uma página

Se uma página está demorando muito para carregar, pressione Esc para parar o carregamento e para recarregar a página, pressione Ctrl + R.

15. Controles de zoom

Se você tem dificulades para ler uma fonte pequena em uma página, pressione Ctrl + Shift + = (sinal de igual) para aumentar o zoom. Para diminuir o zoom, pressione a combinação Ctrl + Shift + - (sinal de menos). Para voltar ao nível de zoom padrão, pressione Ctrl + Shift + 0 (zero).

16. Ir para a barra de pesquisas

O Firefox possui uma barra de pesquisas ao lado da sua barra de URL que permite que você faça as suas pesquisas a partir de alguns motores de busca. Pressione Ctrl + K para assumir o controle da barra de pesquisas e possa introduzir então uma palavra chave ou frase.

17. Selecione um motor de busca

Use Ctrl + seta para cima e Ctrl + seta para baixo para percorrer os motores de busca para escolher algum deles como o padrão. Da mesma forma, use as teclas Alt + seta (para cima ou para baixo) para selecionar o seu mecanismo de pesquisa padrão. No Mac use a tecla Option no lugar da tecla Tab.

18. Vá para a barra URL

Pressione Ctrl + L ou F6 para assumir o controle da barra URL.

19. Barra de localização

Use Ctrl + F para abrir a barra de localização para procurar texto na página atual. Você também pode usar a tecla / (barra para direita) para abrir a barra de localização rápida, que é apenas a barra de localização regular, sem os botões All e Match Case. Ao procurar por texto com a barra de localização ou a barra de localização rápida, use Ctrl + G para ir para a próxima ocorrência do termo de pesquisa na página ou utilize o Ctrl + Shift + G para ir para a instância anterior.

20. Silencie uma guia barulhenta

Como o Chrome, o Firefox exibe um ícone de alto-falante em qualquer guia que representa a reprodução do áudio. Ao contrário do Chrome, no Firefox você pode clicar nesse ícone de alto-falante para silenciar a guia.

21. Veja todos os seus downloads

Use Ctrl + J para visualizar todos os arquivos que você baixou com o Firefox.

Pronto! Essas foram as 21 dicas de atalhos para otimizar a sua experiência no Firefox.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!