Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tom Gruber, um dos criadores da Siri, deixa a Apple

Por| 19 de Julho de 2018 às 11h01

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Apple

A Apple perdeu nesta semana o último dos criadores originais de sua assistente de voz, a Siri. De acordo com relatos publicados na imprensa americana, Tom Gruber está deixando a companhia para cuidar de projetos pessoais relacionados à fotografia e conservação dos mares, após quase oito anos como uma das peças centrais do time de desenvolvimento da tecnologia.

Gruber fundou, em 2007, a Siri Inc ao lado de Adam Cheyer e Dag Kittlaus. A companhia não demorou para apresentar um projeto de assistente de voz que se provou promissor, recebendo investimentos de mais de US$ 25 milhões antes de ser adquirida pela Apple, em 2010, e aparecer em todos os aparelhos mobile da companhia a partir de 2011, no iPhone 4s. De lá para cá, a assistente se tornou parte integrante do sistema operacional móvel da Maçã.

Com a saída de Gruber, nenhum dos fundadores originais permanece na estrutura da empresa. Kittlaus e Cheyer deixaram a Apple em 2012 e fundaram a Viv Labs. Em 2016, a companhia foi adquirida pela Samsung e a dupla hoje faz parte do time de desenvolvimento da Bixby, a assistente de voz presente nos aparelhos de topo de linha da marca.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o Time de Desenvolvimento Avançado da Siri, que era liderado por Gruber, deixa de existir para fazer parte de um ecossistema maior, que envolve todos os esforços de machine learning e inteligência artificial da Apple. Esse setor passa a ser dirigido por John Giannandrea, antigo diretor de IA da Google, e que agora assume cargo semelhante na rival.

Desde a saída de Kittlaus e Cheyer, entretanto, muito se falava sobre uma possível reorganização na estrutura interna da Apple, de forma a unir a Siri a outros esforços de inteligência artificial da empresa. A mudança demorou, mas parece ter chegado, apesar de a companhia não falar especificamente sobre o assunto, mesmo quando questionada diretamente.

Realinhamento de estratégia

Esta, porém, não é a única saída desta semana. Em uma nota que parece não exatamente relacionada, o diretor de pesquisas da companhia, Vipul Ved Prakash, também está deixando a Apple, onde trabalhava desde 2013. Ele entrou para a companhia com a aquisição da Topsy, desenvolvedora de mecanismos de pesquisa que foram integrados a aparelhos da Maçã para unir resultados de ferramentas convencionais aos de redes sociais e serviços de mídia.

Continua após a publicidade

Entretanto, boatos antigos apontam que essa dança das cadeiras tem a ver com uma reorganização não apenas executiva e gerencial, mas também de interesses e objetivos. Desde 2012 tem se falado sobre conflitos internos e discordâncias entre os diferentes diretores de setores relacionados à Siri e aos esforços de inteligência artificial, pesquisa e engajamento da Apple. Com a união sob um único guarda-chuva, a ideia é que a companhia de Cupertino estaria tentando alinhar sua estratégia e resolver tais pendengas.

Vale a pena citar, ainda, que o novo líder desse projeto, Giannandrea, é um dos grandes nomes quando o assunto é o entendimento natural de linguagem por sistemas automatizados, justamente uma das grandes falhas da Siri, que ainda mostra bastante dificuldade em entender o que os usuários estão querendo dizer. Novidades nesse sentido, então, não devem demorar a aparecer. Pelo menos é nisso que apostam os envolvidos no assunto, que revelaram as mudanças em condição de anonimato.