Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para Nvidia, IA é capaz de fazer diagnósticos mais precisos que o Homem

Por| 12 de Junho de 2018 às 10h27

Link copiado!

Para Nvidia, IA é capaz de fazer diagnósticos mais precisos que o Homem
Para Nvidia, IA é capaz de fazer diagnósticos mais precisos que o Homem

Se você está estudando e se especializando em diagnósticos médicos, seu futuro pode estar comprometido. É isso o que pensa o especialista em aprendizado de máquina da Nvidia, Marcus Peixoto.

A previsão alarmada de Peixoto tem fundamento. A visitantes da sede da empresa fabricante de GPUs, no Vale do Silício, ele explicou que "o mercado está sofrendo uma profunda transformação e você terá um concorrente desleal: o computador".

A humanidade está investindo em inteligência artificial há muitas décadas, mas nos últimos anos as tecnologias de redes neurais e aprendizado de máquina se desenvolveram tão rapidamente que é impossível não questionar quais serão as atividades que os robôs vão dominar, deixando os humanos no chinelo. Com capacidade de analisar padrões e lidar com quantidades de informação que nem mesmo o mais privilegiado dos cérebros humanos poderia controlar e relacionar, as máquinas vieram para ficar quando o assunto é a prestação de serviços, inclusive na área da saúde e diagnóstico.

Para determinar qual é a doença que acomete um paciente, os profissionais de saúde se valem de exames clínicos. Sejam análises laboratoriais, como os exames de sangue e outros tecidos corporais, ou exames de imagem, como ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas ou mesmo raios-X, esses dados exigem que os profissionais da saúde relacionem as informações, processo que pode ser complicado ou até mesmo lento, enquanto um paciente sofre e tem suas condições de saúde agravadas.

Continua após a publicidade

Segundo os profissionais da Nvidia, o aprendizado de máquina pode automatizar as análises e aumentar a precisão dos diagnósticos a ponto de substituir cerca de 80% dos humanos que atualmente trabalham na área dentro dos próximos anos.

Fonte: StartSe