Nova tecnologia da Embratel promete diálogos mais naturais com chatbots

Por Rubens Eishima | 30 de Julho de 2020 às 14h01
Embratel/reprodução

A inteligência artificial tem sido apontada para a solução de muitas coisas, mas melhorar o atendimento em SACs não é a primeira coisa que vêm à mente. Pois a Embratel anunciou o lançamento do Bot Pronto, que usa a tecnologia IBM Watson para tornar mais natural a comunicação de empresas com seus clientes.

O serviço funciona não apenas com textos, mas também com imagens e outros recursos interativos. O sistema identifica padrões de interação para “dialogar”, esclarecer dúvidas e fornecer informações.

“É um recurso que beneficia o usuário final fornecendo interação imediata e mais praticidade e comodidade para se comunicar com a empresa [...] com respostas inteligentes e soluções mais rápidas e efetivas”, afirmou Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais da empresa.

O uso do processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês) não representa a extinção do atendimento pessoal, segundo a Embratel. A empresa afirma que as equipes poderão se dedicar a casos mais complexos, não atendidos pela inteligência artificial.

Implementação em etapas

A implementação dos “chatbots” é feito em etapas, com acompanhamento de uma equipe da Embratel. O processo começa com a identificação de uma “personalidade” para a assistente virtual e um levantamento de perguntas e respostas possíveis.

O segundo passo envolve programar parte das perguntas e respostas mais comuns, além de preparar a estrutura do sistema. Depois disso, é feito o treinamento da IA, seguido da implantação da assistente na página da empresa, com painel de administração e personalização visual.

Entre as vantagens apresentadas pela empresa para o serviço estão a disponibilidade durante 24 horas por dia, a capacidade de entender perguntas feitas de diferentes formas e até imagens.

De acordo com a Embratel, o serviço estará disponível para contratação por outras companhias a partir desta semana, dentro do portfólio de soluções digitais da empresa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.