Microsoft diz que sua IA traduz o chinês tão bem quanto um tradutor humano

Por Ares Saturno | 15 de Março de 2018 às 07h39
TUDO SOBRE

Microsoft

Traduções automáticas de idiomas muito diferentes do nosso, como é o caso do chinês, tendem a ser desastrosas e nem um pouco confiáveis. Na maior parte das experiências, até é possível entender o contexto do que está sendo dito, embora os termos das frases sejam confusos e não retratem nem um pouco a naturalidade do discurso.

Entretanto, a Microsoft afirmou que descobriu como resolver esse problema ao modificar a forma de aprendizado da inteligência artificial do seu tradutor. A empresa anunciou que sua IA é capaz de traduzir chinês para inglês com a mesma qualidade que um tradutor humano devidamente habilitado faria.

Para desenvolver essa tecnologia, ela substituiu a tradução baseada em estatísticas por uma rede neural complexa que permite uma aproximação melhor do comportamento linguístico real de seres humanos. Um sistema duplo de aprendizado foi desenvolvido, de forma que a IA reverte a tradução para checar se o texto traduzido está próximo do que consideramos uma boa tradução.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Testes ainda serão feitos com conteúdos mais informais que as notícias que a Microsoft vem utilizando, como postagens de redes sociais. Esse desafio incluirá erros de digitação, de ortografia e gramaticais, botando à prova o novo método de aprendizado de máquina.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.